Moçambique: novo ciclone atinge o país

O ciclone Kenneth afetou várias cidades e comunidades da província de Cabo Delgado

O ciclone Kenneth atingiu a costa norte da província de Cabo Delgado, em Moçambique, na noite do dia 25 de abril. Várias cidades e comunidades foram fortemente danificadas. As chuvas ainda continuam e regiões estão inundadas ou em risco de inundação. Médicos Sem Fronteiras (MSF) havia iniciado atividades de água e saneamento em fevereiro de 2019 em Pemba, a capital da província, portanto, já existe uma pequena equipe no local.

Equipamentos médicos e logísticos foram enviados para Pemba na semana passada, como medida preventiva de emergência e uma vez que MSF já havia respondido ao primeiro ciclone, Idai, em Beira. A equipe de Pemba conduziu avaliações na área de Macomia e na Ilha Matemo e avaliará outras ilhas onde as necessidades ainda não são claras.

“A Ilha Matemo foi gravemente destruída pelo ciclone Kenneth, bem como a cidade de Macomia e seus vilarejos vizinhos”, explica Danielle Borges, coordenadora do projeto em Pemba. “Atualmente, estamos avaliando as necessidades nessas áreas de difícil acesso, a fim de fornecer o suporte necessário. Como organização médica, consideramos fundamental apoiar os serviços de saúde existentes a retomar suas atividades o quanto antes. Hoje, doamos equipamentos para um centro de tratamento de diarreia em Pemba, porque tememos o surgimento de doenças transmitidas pela água nos próximos dias na área afetada. Outras atividades serão iniciadas em breve.”
 

Partilhar