MSF presta apoio de emergência na sequência dos terramotos que atingiram o Sul da Turquia e o Noroeste da Síria

As equipas da Médicos Sem Fronteiras estão a aumentar a sua resposta face às enormes necessidades causadas pelos terramotos

O impacto do terramoto de 6 de fevereiro de 2023. Província de Idlib, Noroeste da Síria.
© Omar Haj Kadour/MSF

Na sequência dos intensos terramotos que atingiram o Sul da Turquia e o Noroeste da Síria a 6 de fevereiro, a Médicos Sem Fronteiras (MSF), que já presta apoio à população no Noroeste da Síria, mobilizou a sua equipa juntamente com parceiros locais para responder às necessidades em crescendo na região. Até ao momento, as Nações Unidas confirmaram mais de 9 000 pessoas feridas e 2 300 mortes, de acordo com as primeiras estimativas em ambos os países.

Infelizmente, um dos nossos trabalhadores foi encontrado morto debaixo dos escombros da sua casa em Idlib, e outros perderam membros das suas famílias. “Estamos muito chocados e tristes com o impacto desta catástrofe para as milhares de pessoas afetadas, incluindo os nossos colegas e as suas famílias”, relata o  coordenador-geral da MSF na Síria, Sebastien Gay.

“As estruturas de saúde foram afetadas e estão sobrecarregadas. A equipa médica no Norte da Síria está a trabalhar 24 horas por dia para responder ao enorme número de feridos que chegam às instalações. Desde as primeiras horas, as nossas equipas prestaram atendimento a cerca de 200 pessoas feridas e receberam 160 pacientes nas instalações e clínicas que gerimos ou apoiamos no Norte de Idlib. As nossas ambulâncias também foram destacadas para ajudar a população”, acrescenta.

A MSF prestou apoio imediato a 23 instalações de saúde em Idlib e nas províncias de Aleppo, fornecendo kits médicos de emergência e profissionais de saúde para reforçar as suas equipas.

Além disso, as nossas equipas doaram cobertores e kits com provisões essenciais para as populações deslocadas no Noroeste da Síria. O nível de danos na região causou a destruição de centenas de casas, deixando milhares de pessoas desabrigadas. Tem nevado nos últimos três dias e a população permanece no exterior por medo de novos tremores secundários que continuaram ao longo do dia.

“As necessidades são muito elevadas no Noroeste da Síria, uma vez que este terramoto acrescenta uma camada dramática para as populações vulneráveis que ainda enfrentam muitas dificuldades após anos de guerra“,  explica Gay. “As consequências maciças deste desastre exigirão um esforço de ajuda internacional à altura da escalada desta emergência.”

A MSF permanece em estreito contacto com as autoridades locais do Noroeste da Síria e com as autoridades da Turquia para estender o nosso apoio onde for necessário. Estamos a avaliar a situação e as necessidades em Idlib, Norte de Aleppo e Sul da Turquia para aumentar a nossa resposta, uma vez que o número de pessoas mortas e feridas está a aumentar a cada hora.

 

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print