In the context of the pandemic, humanitarian assistance to migrants and asylum seekers is insufficient because the shelters for the population in transit have had to temporarily close their doors or reduce their capacity. Men, women and children sleep under bridges, exposed to disease, police raids and crime. En el contexto de pandemia, la asistencia humanitaria a migrantes y peticionarios de asilo es insuficiente debido a que los principales albergues y refugios para la población en tránsito han tenido que cerrar temporalmente sus puertas o disminuido su capacidad de alojamiento. Hombre, mujeres y niños duermen debajo de puentes, expuestos a la enfermedad, las redadas de la policia y la delincuencia.

Uma crise humanitária está se desenrolando na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, onde a escalada da violência deslocou mais de meio milhão de pessoas.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) foi forçada a suspender as atividades nas aldeias de Mocímboa da Praia e Macomia, em Cabo Delgado, em março e maio respectivamente, devido ao recrudescimento da violência. Mudamos nossa base para Pemba, onde muitos deslocados se reuniram em acampamentos, e começamos a prestação de serviços gerais de saúde e atendimento médico através de clínicas móveis. Nossas equipes construíram latrinas, forneceram água e apoiaram centros de tratamento de cólera. Em dezembro, enviamos uma equipe a Montepuez, a segunda maior cidade de Cabo Delgado, para aumentar o acesso a serviços gerais de saúde mental e o abastecimento de água para pessoas vulneráveis.

Nosso programa na capital Maputo continua a fornecer atendimentos especializados para pacientes com HIV avançado, tuberculose (TB) e outras infecções oportunistas. Cerca de 2,2 milhões de moçambicanos vivem com o HIV, dos quais, 36% estão co-infectados com tuberculose.

O programa de redução de danos de MSF para pessoas que usam drogas é o único no país e implementa todas as intervenções recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estes incluem distribuição de agulha/seringa, terapia de substituição de opióides e tratamento de overdose. Na favela da Mafalala, MSF e uma organização local administram um centro de acolhimento para dependentes químicos, oferecendo testes de HIV, TB e hepatite C e encaminhamento para tratamento.

Em Beira, estamos trabalhando para reduzir doenças e mortes relacionadas ao HIV, através da prestação de cuidados de saúde sexual e reprodutiva, incluindo testes de HIV, aconselhamento e serviços de planejamento familiar a grupos vulneráveis através de clínicas móveis. Também fornecemos cuidados avançados de HIV em três unidades de saúde na cidade.

Para apoiar a resposta nacional à COVID-19, demos apoio logístico e técnico aos principais hospitais de referência de COVID-19 em Maputo e ajudamos as autoridades sanitárias a instalar quatro centros de isolamento, dois em Pemba e dois em Beira. Em Beira, também apoiamos o acompanhamento de pacientes com HIV com COVID-19.

Dados referentes a 2020

810

Pessoas em tratamento ARV de primeira linha

131.300

Famílias receberam itens de primeira necessidade

890

Pessoas que iniciaram tratamento para TB

4.330

Pessoas tratadas com cólera

Filtrar por

Lista de projetos​