A Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.
Como organização médica, buscamos sempre oferecer o melhor tratamento disponível aos nossos pacientes. O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas…
Veja as principais atualidades sobre as atividades da Médicos Sem Fronteiras.
Saiba mais sobre os nossos projetos no terreno e as nossas atividades em todo o mundo.
Assista aos vídeos sobre o trabalho da Médicos Sem Fronteiras em diversos projetos pelo mundo.
Ouça as histórias e as experiências vividas por quem está nas linhas da frente das emergências humanitárias.
O que vemos e registamos sobre o trabalho das nossas equipas e as populações que apoiamos.
Participe nos nossos eventos, online ou presenciais, para apoiar e saber mais sobre o nosso trabalho.
Profissionais portugueses contam as experiências nos diversos projetos da MSF.
Para pessoas que estão a viver em Portugal
Para pessoas que não estão a viver em Portugal
MSF é uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem o compromisso de destinar 80% de todos os recursos arrecadados às atividades de ajuda humanitária que realiza em campo.
Os demais 20% são utilizados para despesas administrativas e reinvestidos em ações para captação de recursos.
O uso dos recursos de MSF é rigorosamente controlado e os relatórios financeiros auditados de todos os nossos escritórios internacionais são publicados anualmente. As informações detalhadas da atuação da organização podem ser vistas no site do Relatório anual de atividades.
(em milhões de euros)
Renda privada: 1.848,1
Receita institucional pública: 26,5
Outras receitas operacionais: 27,2
Total: 1.901,8
Missão social*: 1.353
Receita institucional pública: 250
Outras receitas operacionais: 77
Total: 1.680
* A missão social inclui todos os custos relacionados com as operações em campo, bem como o apoio médico e operacional da sede diretamente alocado em campo e atividades de conscientização.
Consultas ambulatoriais
Pessoas vacinadas contra o sarampo em resposta a surtos
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é composta de 23 escritórios nacionais principais, em África do Sul, África Oriental (Quênia), Alemanha, América Latina (Argentina), Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça, também tem filiais na China, Cingapura, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Índia, Irlanda, Líbano, México, Nova Zelândia, República Tcheca, Rússia, Taiwan e Uruguai. MSF Internacional está sediada em Genebra, Suíça.
A busca da eficiência levou MSF a criar nove entidades, chamadas “satélites”. Esses satélites fornecem atividades específicas para o benefício do movimento de MSF e/ou entidades de MSF, tais como suprimentos de ajuda humanitária, pesquisa epidemiológica e médica, serviços de tecnologia da informação, arrecadação de fundos, gerenciamento de instalações e pesquisa sobre ação humanitária e social. Como essas entidades são controladas pela organização, elas estão incluídas no escopo do Relatório Financeiro Internacional de MSF e nos números aqui apresentados.
Esses números descrevem as finanças de MSF, combinadas em nível internacional.
Os números internacionais combinados de 2020 foram preparados de acordo com o Swiss GAAP FER/RPC e auditados pela firma de contabilidade da Ernst & Young.
Médicos Sem Fronteiras publica a cada ano um Relatório Financeiro, com um balanço dos gastos dos 21 escritórios da organização e de entidades associadas. Os relatórios são redigidos de acordo com as normas de contabilidade de MSF, em conformidade com as regras da International Financial Reporting Standards (IFRS). Toda a contabilidade de MSF passa por uma auditoria anual.
O relatório auditado de MSF oferece uma visão transparente e global do trabalho da organização. No material, são definidas as diferentes categoriais de receita e despesa e as formas de arrecadação e gastos de MSF.
O relatório anual de atividades de MSF detalha a atuação da organização em cada país e os principais desafios enfrentados no ano, além de oferecer informações financeiras e operacionais globais.
As demonstrações financeiras de MSF-Brasil são auditadas e o relatório é disponibilizado anualmente