Detenção “inaceitável” de equipa médica MSF em Cartum

Nove profissionais da organização médico-humanitária foram detidos, levados para uma esquadra na capital sudanesa e interrogados sobre as atividades médicas da MSF

© MSF, 2020

Nove profissionais da Médicos Sem Fronteiras (MSF) estiveram detidos pelas autoridades do Sudão na capital do país, Cartum, desde o final do dia 24 de janeiro até serem libertos na manhã seguinte.

Na altura da detenção, a equipa da organização médico-humanitária dirigia-se aos escritórios da MSF, regressando do hospital onde estivera a trabalhar todo esse dia.

Estes nove membros da equipa foram mantidos em detenção numa esquadra de polícia em Cartum e interrogados sobre as atividades médicas da organização, antes da libertação na manhã de 25 de janeiro. Não foram sujeitos a nenhuma violência física durante a detenção.

“A detenção da nossa equipa em ligação ao seu trabalho médico é inaceitável”, sustenta o responsável de emergências da MSF Michel-Oliver Lacharité. “Sendo positivo que a nossa equipa já não está detida, é também claro que não deveriam sequer ter sido detidos”, frisa.

“A nossa ação médica no Sudão baseia-se numa única coisa: onde há necessidades médicas que necessitam de tratamento”, prossegue Michel-Oliver Lacharité. “Estamos a trabalhar para ajudar os hospitais da cidade a cuidarem de pessoas feridas, e estamos também a prestar-lhes apoio na resposta a um aumento preocupante no número de casos de COVID-19.”

“Hoje [26 de janeiro], algumas das nossas atividades estão suspensas em Cartum, enquanto trabalhamos para garantir que a segurança das equipas é garantida”, juntou ainda o responsável de emergências da MSF. “Esperamos poder retomar rapidamente toda a assistência que providenciamos às pessoas na capital.”

A MSF está registada no Sudão e tem todas as autorizações necessárias para os programas médicos. A organização médico-humanitária trabalha em oito estados no Sudão, e o trabalho desenvolvido é financiado exclusivamente por donativos privados – a MSF não trabalha com nenhum tipo de financiamento governamental.

Partilhar