Dúvidas sobre a MSF

Foto: Nduati Mambo

As dúvidas mais comuns sobre a MSF têm resposta nas FAQ abaixo. Se não encontrar a informação que procura, envie-nos uma mensagem com a sua dúvida.

Como posso ajudar a MSF?

Pode ajudar a MSF de várias formas, por exemplo, fazendo donativos, divulgando o nosso trabalho junto da sua rede de familiares e amigos e angariando fundos para a concretização dos nossos projetos.

Saiba mais aqui.

O site da MSF é seguro? Posso colocar os meus dados sem problemas ?

O site é seguro e os dados são criptografados. Informamos que a MSF não partilha com terceiros os dados de quem faz donativos. Todos os dados que são inseridos no nosso site são para uso exclusivo da organização.

Veja a política de privacidade da MSF e os termos de utilização do site.

Posso visitar um projeto da Médicos Sem Fronteiras?

A MSF trabalha em situações de emergência, como conflitos armados, catástrofes naturais e epidemias. São contextos em que não podemos garantir a segurança de visitantes e, por isso, é muito raro autorizarmos visitas de pessoas que não sejam profissionais da organização nos projetos.

É possível os profissionais da MSF tirarem férias durante o período de trabalho nos projetos de terreno?

Sim. A cada três meses, as pessoas que estão a trabalhar connosco devem ter uma semana de descanso, em geral, fora do país onde trabalham. Esse, inclusive, é o único gasto que terão durante a sua permanência no projeto.

Quem paga os custos relacionados com o envio e permanência dos profissionais da MSF nos projeto de terreno?

Os custos com o projeto – transporte, alojamento, vacinas e vistos – são pagos pela MSF.

Sou estudante e gostava de fazer um estágio com a MSF num dos projetos de terreno da organização. Como faço?

Infelizmente, não podemos disponibilizar estágios nos nossos projetos no terreno. A formação e a experiência profissional são critérios de seleção essenciais para nós, porque garantem um nível suficiente de conhecimentos teóricos e práticos para realizar o trabalho que nos propomos fazer.

A MSF aceita donativos de materiais, medicamentos ou alimentos?

Em caso de respostas a emergências, rapidez e eficiência são chave para salvar vidas. É por este motivo que a MSF não aceita donativos de bens, produtos e materiais, como equipamento médico, medicamentos, alimentos ou outros para os seus projetos no terreno. Um dos principais motivos pelo qual a MSF é tão eficiente a salvar vidas prende-se com a nossa capacidade, agilidade e rapidez de resposta. Depois de décadas de experiência, desenvolvemos kits especializados e padronizados, pré-preparados e embalados, que estão prontos para envio a qualquer momento. Estes kits, já testados e validados, contêm o material adaptado às necessidades do trabalho das nossas equipas e podem chegar-lhes de forma muito mais rápida e eficiente do que se tivéssemos de gerir um processo de recolha em cada momento, considerando a seleção, separação, embalagem e envio dos diferentes tipos de produtos.

Como é o processo de seleção?

O processo de seleção consiste na avaliação inicial do currículo e da carta de motivação do candidado. Em seguida, a pessoa será contatada por telefone ou Skype para uma pré-entrevista. Se aprovada, será convidada a participar de um Dia de Recrutamento, no qual há entrevistas e exercícios individuais. A decisão sobre a seleção (ou não) dos candidatos acontece em seguida. Todo o processo de seleção acontece no Brasil.

Não encontrou o que procurava? Clique no botão abaixo para pesquisar.