D√ļvidas sobre a MSF

Foto: Nduati Mambo

As d√ļvidas mais comuns sobre a MSF t√™m resposta nas FAQ abaixo. Se n√£o encontrar a informa√ß√£o que procura, envie-nos uma mensagem com a sua d√ļvida.

Como a MSF surgiu?

A Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional criada em 1971, em França, por jovens profissionais da medicina e do jornalismo.

Desde ent√£o, a MSF leva cuidados de sa√ļde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, migra√ß√Ķes, ou sem qualquer acesso a assist√™ncia m√©dica.

Al√©m disso, a organiza√ß√£o tenta chamar a aten√ß√£o para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas a quem presta aux√≠lio nos seus projetos, dando visibilidade a situa√ß√Ķes que n√£o podem continuar a ser negligenciadas.

Saiba mais sobre a MSF aqui: https://msf.org.pt/quem-somos/

 

Onde a MSF trabalha?

Atualmente,¬† a MSF trabalha em mais de 70 pa√≠ses. Este n√ļmero varia de acordo com a quantidade de projetos que s√£o iniciados e encerrados a cada ano.

Como vocês escolhem os países onde trabalham?

A decis√£o sobre os locais onde realizamos projetos √© sempre pautada pelas necessidades de sa√ļde da popula√ß√£o, e n√£o por opini√Ķes pol√≠ticas, ideol√≥gicas ou religiosas, ou ditada por interesses econ√≥micos. Para decidir pela abertura de um projeto, profissionais experientes da organiza√ß√£o realizam uma avalia√ß√£o in loco, por meio da qual analisam as condi√ß√Ķes de sa√ļde da popula√ß√£o; as institui√ß√Ķes/organiza√ß√Ķes presentes; o poss√≠vel papel da MSF no local, entre outros fatores. √Č feito um planeamento e, ent√£o, o projeto √© iniciado. Procedemos de maneira semelhante para definir o encerramento dos nossos projetos.

Quem s√£o as pessoas atendidas pela MSF?

A MSF leva assist√™ncia m√©dico-humanit√°ria a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, migra√ß√Ķes e exclus√£o no acesso √† sa√ļde.

Saiba mais neste link: https://msf.org.pt/o-que-fazemos/contextos-de-trabalho/

Como posso ajudar a MSF?

Pode ajudar a MSF de várias formas, por exemplo, fazendo donativos, divulgando o nosso trabalho junto da sua rede de familiares e amigos e angariando fundos para a concretização dos nossos projetos.

Saiba mais aqui.

A MSF aceita donativos de materiais, medicamentos ou alimentos?

Em caso de respostas a emerg√™ncias, rapidez e efici√™ncia s√£o chave para salvar vidas. √Č por este motivo que a MSF n√£o aceita donativos de bens, produtos e materiais, como equipamento m√©dico, medicamentos, alimentos ou outros para os seus projetos no terreno. Um dos principais motivos pelo qual a MSF √© t√£o eficiente a salvar vidas prende-se com a nossa capacidade, agilidade e rapidez de resposta. Depois de d√©cadas de experi√™ncia, desenvolvemos kits especializados e padronizados, pr√©-preparados e embalados, que est√£o prontos para envio a qualquer momento. Estes kits, j√° testados e validados, cont√™m o material adaptado √†s necessidades do trabalho das nossas equipas e podem chegar-lhes de forma muito mais r√°pida e eficiente do que se tiv√©ssemos de gerir um processo de recolha em cada momento, considerando a sele√ß√£o, separa√ß√£o, embalagem e envio dos diferentes tipos de produtos.

O site da MSF é seguro? Posso colocar os meus dados sem problemas ?

O site é seguro e os dados são criptografados. Informamos que a MSF não partilha com terceiros os dados de quem faz donativos. Todos os dados que são inseridos no nosso site são para uso exclusivo da organização.

Veja a política de privacidade da MSF e os termos de utilização do site.

Uma pessoa que diz trabalhar para a Médicos Sem Fronteiras pediu-me dinheiro. Podem verificar se esta pessoa trabalha para a MSF?

Para a seguran√ßa dos nossos trabalhadores, n√£o podemos confirmar publicamente se uma pessoa trabalha connosco. Tamb√©m n√£o fornecemos informa√ß√Ķes pessoais sobre os trabalhadores da MSF sem a devida autoriza√ß√£o. No entanto, temos recebido den√ļncias de fraudes aplicadas por pessoas que usam o nome da M√©dicos Sem Fronteiras de forma abusiva e enganosa para pedir dinheiro, principalmente nas redes sociais e em sites de encontros online.

Se uma pessoa que diz ser membro da Médicos Sem Fronteiras a/o contactar através das redes sociais, de outros sites ou por outros meios, a pedir dinheiro para arcar com custos de viagens, custos de férias ou outras formas de assistência, é muito provável que se trate de uma tentativa de fraude. A MSF paga todos os custos com viagens, alojamento e alimentação das nossas equipas de terreno.

Também nunca pedimos pagamento para participar nos nossos processos de recrutamento. E os membros das nossas equipas não solicitam fundos, em nome dos nossos pacientes, para realizar procedimentos médicos.

Em caso de d√ļvidas pode ainda entrar contacto connosco atr√°ves dos nossos canais oficiais, que pode verificar aqui: https://msf.org.pt/contacto/

N√£o encontrou o que procurava? Clique no bot√£o abaixo para pesquisar.