Como posso ajudar a MSF? Pode ajudar a MSF de várias formas, por exemplo, fazendo donativos, divulgando o nosso trabalho junto da sua rede de familiares e amigos e angariando fundos para a concretização dos nossos projetos. Saiba mais aqui.
O site da MSF é seguro? Posso colocar os meus dados sem problemas ? O site é seguro e os dados são criptografados. Informamos que a MSF não partilha com terceiros os dados de quem faz donativos. Todos os dados que são inseridos no nosso site são para uso exclusivo da organização. Veja a política de privacidade da MSF e os termos de utilização do site.
Posso visitar um projeto da Médicos Sem Fronteiras? A MSF trabalha em situações de emergência, como conflitos armados, catástrofes naturais e epidemias. São contextos em que não podemos garantir a segurança de visitantes e, por isso, é muito raro autorizarmos visitas de pessoas que não sejam profissionais da organização nos projetos.
Quem paga os custos relacionados com o envio e permanência dos profissionais da MSF nos projeto de terreno? Os custos com o projeto – transporte, alojamento, vacinas e vistos – são pagos pela MSF.
Sou estudante e gostava de fazer um estágio com a MSF num dos projetos de terreno da organização. Como faço? Infelizmente, não podemos disponibilizar estágios nos nossos projetos no terreno. A formação e a experiência profissional são critérios de seleção essenciais para nós, porque garantem um nível suficiente de conhecimentos teóricos e práticos para realizar o trabalho que nos propomos fazer.
A MSF aceita donativos de materiais, medicamentos ou alimentos? Em caso de respostas a emergências, rapidez e eficiência são chave para salvar vidas. É por este motivo que a MSF não aceita donativos de bens, produtos e materiais, como equipamento médico, medicamentos, alimentos ou outros para os seus projetos no terreno. Um dos principais motivos pelo qual a MSF é tão eficiente a salvar vidas prende-se com a nossa capacidade, agilidade e rapidez de resposta. Depois de décadas de experiência, desenvolvemos kits especializados e padronizados, pré-preparados e embalados, que estão prontos para envio a qualquer momento. Estes kits, já testados e validados, contêm o material adaptado às necessidades do trabalho das nossas equipas e podem chegar-lhes de forma muito mais rápida e eficiente do que se tivéssemos de gerir um processo de recolha em cada momento, considerando a seleção, separação, embalagem e envio dos diferentes tipos de produtos.
Como vocês escolhem os países onde trabalham? A decisão sobre os locais onde realizamos projetos é sempre pautada pelas necessidades de saúde da população, e não por opiniões políticas, ideológicas ou religiosas, ou ditada por interesses económicos. Para decidir pela abertura de um projeto, profissionais experientes da organização realizam uma avaliação in loco, por meio da qual analisam as condições de saúde da população; as instituições/organizações presentes; o possível papel da MSF no local, entre outros fatores. É feito um planeamento e, então, o projeto é iniciado. Procedemos de maneira semelhante para definir o encerramento dos nossos projetos.
Como MSF surgiu? A Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional criada em 1971, em França, por jovens profissionais da medicina e do jornalismo. Desde então, a MSF leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, migrações, ou sem qualquer acesso a assistência médica. Além disso, a organização tenta chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas a quem presta auxílio nos seus projetos, dando visibilidade a situações que não podem continuar a ser negligenciadas.