Energia solar móvel: a solução está neste contentor?

Profissionais da MSF instalam painéis de energia solar no projeto da organização em Ourang, no Chade.
©️ MSF/Jan Bohm

Fornecer a energia necessária para o funcionamento das atividades médicas durante emergências ou em contextos de insegurança pode ser difícil, mas torna-se ainda mais difícil se também o quisermos fazer de forma sustentável. Os profissionais de logística da Médicos Sem Fronteiras estão a tentar resolver este problema.

Em locais onde não há eletricidade, as organizações humanitárias como a MSF normalmente dependem de geradores a gasóleo, mas em sítios inseguros e remotos pode ser difícil e perigoso transportar combustível para abastecer os geradores. E, do ponto de vista ambiental, esta definitivamente não é uma boa solução, uma vez que os combustíveis fósseis provocam emissões de carbono, que causam o aquecimento global – o que, por sua vez, acarreta problemas de saúde significativos.

Na tentativa de encontrar uma forma de fornecer rapidamente energia em situações de emergência, os nossos logísticos têm estado a testar uma potencial e inovadora solução sob a forma de um contentor com painéis solares extensíveis. Estes painéis solares têm uma área de superfície de 150m2 e podem produzir até 60 kWh – eletricidade suficiente, em teoria, para fazer funcionar um centro de saúde ou uma instalação de vacinação.

Profissionais da MSF instalam painéis de energia solar no projeto da organização em Ourang, no Chade.
Instalação do contentor com painéis solares extensíveis em Ourang, no Chade. ©️ MSF/Jan Bohm

 

As tendas podem ser montadas por baixo dos painéis solares, para que a estrutura funcione como uma espécie de centro de saúde dobrável. Este conjunto “tudo-em-um” não necessita de eletricistas para ser instalado, o que é uma mais-valia em locais de difícil acesso.

O contentor está atualmente a ser testado em Ourang, no Leste do Chade, onde as equipas da MSF estão a prestar cuidados de saúde a cerca de 50 000 pessoas refugiadas que fugiram da violência no Sudão. Juntamente com um gerador tradicional, o contentor está a fornecer a energia necessária para o funcionamento de várias atividades médicas em Ourang. Até agora, está a funcionar bem e reduziu consideravelmente o consumo de combustível do gerador tradicional.

 

Profissionais da MSF instalam painéis de energia solar no projeto da organização em Ourang, no Chade.
As tendas médicas podem ser montadas por baixo dos painéis solares, para que a estrutura funcione como uma espécie de centro de saúde dobrável. ©️ MSF/Jan Bohm

 

O objetivo é que o contentor seja totalmente autónomo para que não haja necessidade de geradores. Um desafio a ultrapassar é o facto de o contentor ser pesado e necessitar de um camião com uma grua para o transportar. Para que possa realmente funcionar em situações de emergência, também precisa ser capaz de ser instalado e reinstalado rapidamente.

O conselheiro logístico da MSF, Ivan Quentin, avança que o contentor tem muito potencial, mas acrescenta: “Precisamos continuar a testá-lo para vermos se realmente se adequa às nossas necessidades. Não existe uma varinha mágica. Estamos a trabalhar numa solução real e isso vai levar tempo.”

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print