MSF lamenta a trágica morte de dois profissionais em Abyei, no Sudão do Sul

Organização manifesta profundo pesar por todas as vidas perdidas devido aos recentes episódios de violência na região

© iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

A Médicos Sem Fronteiras (MSF) está profundamente consternada com a trágica morte de dois colegas sul-sudaneses durante um episódio de violência que ocorreu na Área Administrativa Especial de Abyei, no Sudão do Sul, após semanas de intensos confrontos na região.

Sigrid Lamberg, coordenadora-geral da MSF no Sudão do Sul, presta homenagem aos dois profissionais humanitários que perderam tragicamente a vida. Embora focada nesses dedicados colegas, a homenagem inclui também um profundo pesar por todas as vidas perdidas devido à violência perpetrada nas comunidades:

“Eram profissionais humanitários esforçados e empenhados, que trabalhavam para apoiar a comunidade. Estavam ambos a trabalhar com a MSF em Agok quando o conflito eclodiu em 2022, antes de se juntarem às nossas equipas na cidade de Abyei. Serão lembrados pelo seu excelente trabalho e sentiremos a falta deles. Os nossos pensamentos estão com as suas famílias, a quem apresentamos as nossas condolências.

Estamos extremamente preocupados com o aumento da violência que temos testemunhado nas últimas duas semanas na região. Durante esse período, as nossas equipas trataram mais de 70 pacientes no hospital Ameth-Bek, na cidade de Abyei, onde a MSF está a fornecer cuidados de saúde de emergência essenciais. A nossa equipa e os nossos equipamentos médicos estão a ficar sobrecarregados pelo número e pela gravidade das vítimas. A MSF mantém-se comprometida a prestar apoio à população e a garantir cuidados de alta qualidade.”

Partilhar