Necessidades de pessoas deslocadas em crescendo com o conflito fronteiriço

Os confrontos na fronteira entre Israel e o Líbano eclodiram em outubro passado, e não mostram sinais de diminuir à medida que as necessidades das pessoas continuam a aumentar

Líbano - confrontos com Israel provocam deslocações
©️ MSF/Maryam Srour, 2024

Mais de cinco meses de conflito armado ao longo da fronteira no Sul do Líbano resultaram em centenas de mortes e causaram enormes perturbações na vida das pessoas, forçando mais de 91 000 a deixarem as casas para trás e infligindo um custo significativo na estabilidade financeira e no bem-estar psicológico da população.

Trocas de tiros através da fronteira entre as forças israelitas e o Hezbollah e outros grupos começaram a ocorrer a 8 de outubro de 2023 e não dão quaisquer sinais de abrandarem. O conflito alargou-se recentemente à zona Nordeste do Líbano, com as forças de Israel a bombardearem a província de Baalbek-Hermel.

Muitas das pessoas deslocadas partiram de casa sem nenhuns pertences e debatem-se para conseguir satisfazer as necessidades básicas, como alimentos e cobertores. Mais de 60 famílias estão a viver no edifício de um hotel abandonado que foi transformado em abrigo, em Al-Merouaniye, a uns 60 km de distância da fronteira.

Uma das pessoas que ali se abrigou é Ali Hammoud, um barbeiro com três filhos oriundo da aldeia de Rab al-Thalathine, que tenta conter as lágrimas ao relatar as provações que a família enfrenta. “O meu filho mais velho teve já três crises mentais. Nós vamos dormir, acordamos e repetimos isto todos os dias. Preocupa-nos que os nossos filhos tenham problemas mentais por causa desta situação. Esta mesma rotina, dia após dia, é mais pesada para uma criança do que para um adulto”, conta.

“Não consigo explicar as dificuldades que enfrentámos de forma a que possam compreender exatamente como nós as vivemos: a deslocação forçada, ficar sem casa, sem dinheiro, e estar mentalmente e emocionalmente esgotado”, prossegue.

 

Preocupa-nos que os nossos filhos tenham problemas mentais por causa desta situação. Esta mesma rotina, dia após dia, é mais pesada para uma criança do que para um adulto.”

– Ali Hammoud, deslocado

 

Equipas da Médicos Sem Fronteiras estão a prestar primeiros-socorros psicológicos a pessoas deslocadas que fugiram da região fronteiriça.

Líbano - confrontos com Israel provocam deslocações 2
Ali e Elias acompanham o pai durante uma consulta na unidade móvel da MSF Al Merouaniye ©️ MSF/Maryam Srour, 2024

A responsável da MSF pelas atividades de saúde mental Felicitas Steinhoff alerta para o custo psicológico das deslocações prolongadas: “Estamos a observar um aumento de depressões e de distúrbios de ansiedade. Em termos de saúde mental, penso que as pessoas são muito boas a lidar com o stress de curto prazo, mas o que vemos aqui são famílias que foram deslocadas das suas casas há mais de cinco meses e as quais vivem com muita incerteza sobre quando e até mesmo se poderão regressar”.

Uma equipa médica móvel da MSF está também a providenciar cuidados a pessoas com doenças crónicas e faz visitas regulares a uma clínica na província de Nabatiyeh, junto à fronteira. Esta equipa fez 373 consultas só desde o início de 2024.

Manahel Rammel, que fugiu da casa onde vivia na vila fronteiriça de Oudaisseh, a 8 de outubro, sublinha que as crianças e jovens são quem está a sofrer mais. “Os mais jovens, entre os 18 e 20 anos, ficam por aí sentados sem nenhuma ideia do que querem fazer. O futuro deles foi-se. O futuro da juventude foi-se”, lamenta.

A filha de Manahel tem a sorte de estar a estudar em Beirute, mas Manahel não a pode ir visitar porque os transportes são muito caros. Como muitas outras pessoas no Líbano, esta mulher enfrentava já muitas adversidades para sobreviver antes da atual crise, mas ao tornar-se deslocada as dificuldades financeiras ainda se agravaram mais.

O Líbano vive presentemente o quarto ano de grave turbulência económica, em que dois terços da população do país foram empurrados para a pobreza. A violência que ocorre agora interrompeu ou teve um impacto profundo nos meios de subsistência de muitas pessoas, deixando-as numa situação em que não conseguem atender nem mesmo às necessidades básicas.

 

Se eu pudesse esfregar uma lanterna mágica agora mesmo, desejaria estar de volta a casa na minha aldeia.”

– Ali Hammoud

 

Ali começou por procurar refúgio em Beirute, mas, após ter gasto todas as poupanças, foi para o abrigo em Al-Merouaniye. “Partimos de casa sem mais nada além das roupas que tínhamos no corpo. Durante a trégua [quatro dias de trégua que ocorreram em novembro de 2023], voltámos para ir buscar alguns artigos essenciais e roupas para nos mantermos quentes… Eu tinha umas poupanças, mas logo se acabaram. Fiquei dois meses em Beirute e gastei todo o dinheiro que tinha antes de acabar por vir para este abrigo”, recorda.

Apesar de as paredes do hotel abandonado oferecerem alguma segurança e aconchego às famílias que ali se abrigaram, estas pessoas deslocadas – como milhares de outras forçadas a deixar a casa em todo o Líbano – necessitam claramente de assistência abrangente e duradoura enquanto enfrentam um futuro incerto.

“Se eu pudesse esfregar uma lanterna mágica agora mesmo, desejaria estar de volta a casa na minha aldeia”, assevera Ali Hammoud. “Não temos solução, só Deus sabe para onde vamos.”

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print