Operação militar nos arredores do hospital Al-Shifa deixa pacientes e profissionais encurralados

Um profissional da MSF relatou bombardeamentos perto do hospital e confrontos nos arredores da clínica e do escritório da organização

© iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

Quando as forças israelitas anunciaram, no dia 18 de março, que estavam a levar a cabo uma operação militar no interior e no exterior do hospital Al-Shifa, na Cidade de Gaza, no Norte da Faixa, a equipa da Médicos Sem Fronteiras (MSF) abrigada nas proximidades relatou que ocorriam intensos combates na região.

Um dos profissionais da nossa equipa contou que ouviu drones, tanques e bombardeamentos próximos do hospital nas primeiras horas do dia 18 de março e testemunhou um incêndio a deflagrar no principal edifício do Al-Shifa. Relatou também que houve confrontos no perímetro da clínica e do escritório da MSF na Cidade de Gaza, onde alguns membros da nossa equipa e respetivas famílias ainda estão abrigados.

Estamos extremamente preocupados com a segurança dos pacientes e da equipa médica no complexo do hospital, assim como com a segurança dos nossos colegas e das suas famílias que estão atualmente abrigados na clínica e no escritório da MSF. Pedimos a todas as partes envolvidas no conflito que respeitem o espaço do hospital e o perímetro em torno dele, de forma a garantir a segurança da equipa médica, dos pacientes e dos civis.

Segundo as nossas equipas, as forças israelitas realizaram detenções em larga escala nos arredores do hospital Al-Shifa. Além disso, perdemos o contacto com um dos nossos colegas. As forças israelitas emitiram também uma ordem de evacuação que obriga os civis a partirem em direção a Sul, para Al-Mawasi, através da estrada costeira de Gaza, apesar de ter sido anunciada uma nova ofensiva na região Sul do enclave.

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print