Ucrânia: transporte médico de pacientes por comboio

A Médicos Sem Fronteiras fez o primeiro encaminhamento médico ferroviário na Ucrânia num comboio com duas carruagens convertidas especificamente para este propósito. Um comboio maior e ainda mais medicalizado está em processo de conversão.

Esta primeira transferência de pacientes foi feita entre 31 de março e 1 de abril de 2022. A bordo seguiram nove pacientes e uma equipa médica de nove profissionais da MSF. Todos os pacientes tinham ferimentos sofridos na cidade sitiada de Mariupol ou quando tentavam sair da zona. Foram inicialmente assistidos num hospital na vila de Zaporijjia e encaminhados neste comboio até hospitais em Lviv.

A MSF pretende com esta linha de ação transferir pacientes que precisem de níveis mais elevados de cuidados e que se encontrem suficientemente estáveis para fazerem uma longa viagem de comboio, até 24 horas. As nossas equipas visam facilitar, deste modo, que as pessoas possam receber os melhores cuidados médicos possíveis, longe das áreas de combates ativos na Ucrânia, e, simultaneamente, aliviar alguma da pressão nos hospitais mais próximos das linhas da frente da guerra.

Partilhar