Saúde infantil

Sem os cuidados adequados, os primeiros anos de uma criança podem ser os mais mortíferos em muitos países de baixos rendimentos.

Os riscos para a saúde das crianças são tão mais graves quanto mais nova for a criança: em média, a nível global, 85 por cento das mortes na infância ocorrem em crianças com menos de 5 anos, mas 47 % dessas mesmas mortes ocorrem no período neonatal – nos primeiros 28 dias de vida. 60 % das pessoas que acompanhamos nos nossos projetos são crianças com menos de 15 anos de idade, e muitas chegam em estado crítico ou nas fases finais de uma doença. Estão doentes porque não receberam uma proteção adequada contra a doença ou não receberam o tratamento apropriado quando era necessário. Existem ainda muitas falhas em termos de medicamentos, ferramentas médicas, protocolos e pessoal para o tratamento destas pessoas que são jovens pacientes.

Todos estes fatores levam a que as crianças com menos de 5 anos em países com baixos e médios recursos continuem a perder a vida devido a doenças infecciosas, tais como a pneumonia, a diarreia ou a malária, e explicam o motivo pelo qual as crianças recém-nascidas não conseguem sobreviver nos primeiros dias de vida. É também este o motivo que faz com que crianças com mais idade enfrentem problemas de saúde a longo-prazo, ou até mesmo a morte, devido a doenças crónicas como diabetes e epilepsia.

Factos rápidos sobre saúde infantil

Siga o trabalho da MSF nas redes sociais.

Acompanhe as principais crises humanitárias também nas nossas páginas.