Tratamento de Tuberculose na Belarus
Foto: Viviane Dalles

Durante 2020, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a apoiar o programa nacional bielorrusso de tuberculose (TB) em quatro instalações na capital Minsk e em duas outras localidades.

Utilizando uma abordagem centrada nas pessoas, as equipes multidisciplinares de MSF fornecem tratamento e apoio psicossocial aos pacientes com TB resistente a medicamentos (TB-DR). Isto inclui dependentes de álcool ou outras substâncias, para controlar sua dependência e para que possam concluir com sucesso o seu tratamento. Nossas equipes também apoiam o tratamento da população carcerária com DR-TB e coinfecções, como hepatite C e/ou HIV, no hospital de tuberculose na colônia penal de Orsha, no leste do país, e pacientes em um centro de hospitalização forçada em Volkovichi, perto de Minsk.

Minsk é um dos cinco locais do ensaio clínico TB PRACTECAL patrocinado por MSF que está explorando regimes de tratamento inovadores para tuberculose multirresistente (MDR-TB). Os regimes são muito mais curtos – seis meses em vez dos atuais 18 – e não requerem drogas injetáveis. O ensaio continuou ao longo de 2020 e entrou em seu segundo estágio no final do ano.

Após as eleições presidenciais na Bielo-Rússia em agosto, manifestações frequentes da sociedade civil em Minsk e outras cidades enfrentaram respostas violentas. MSF iniciou os preparativos para apoiar o Ministério da Saúde a oferecer apoio psicossocial às pessoas necessitadas e fornecer conhecimentos técnicos para fortalecer os encaminhamentos psicossociais dentro do sistema de saúde pública.

Dados referentes a 2020

43

Pessoas iniciaram tratamento para a tuberculose

Filtrar por

Lista de projetos​