Intervenção de emergência após tempestade Amanda em São Salvador
Foto: Victor Peña/El Faro

Em El Salvador, Médicos Sem Fronteiras (MSF) respondeu à COVID-19 e auxiliou pessoas após a tempestade tropical Amanda, enquanto continuava prestando atendimento em áreas afetadas pela violência.

A taxa de homicídios em El Salvador – que já foi a mais alta do mundo – está diminuindo, mas outras formas de violência continuam afetando a população salvadorenha.

Décadas de luta entre gangues rivais, seus confrontos com as forças de segurança e a violência contra as pessoas continuam a ter consequências humanitárias e dificultam o acesso à saúde no país. As pessoas não podem circular livremente entre bairros em áreas dominadas por gangues rivais, marginalizadas pelas autoridades, e lutam para obter assistência médica. Em algumas áreas chamadas de “zonas vermelhas” os serviços de saúde continuam suspensos devido à violência e a ameaças aos profissionais de saúde. As medidas para conter a propagação da COVID-19, como o isolamento social, exacerbaram a situação em 2020.

Durante o ano, estendemos os serviços de emergência que operamos em Soyapango em parceria com o Sistema Médico de Emergência (um serviço nacional de ambulância) a outros municípios estigmatizados. Entre eles, estão Ilopango e algumas zonas de San Martín, Tonacatepeque e Ciudad Delgado, que dificultam a entrada dos serviços de emergência por causa da violência. Durante o ano, fizemos mais de 2.580 encaminhamentos de emergência.

Nossas clínicas móveis ajudaram as comunidades afetadas pela violência na capital São Salvador e em Soyapango, realizando atividades de promoção da saúde com líderes comunitários e comitês de saúde e facilitando o acesso dos profissionais do Ministério da Saúde. Também trabalhamos com instituições estatais e outras ONGs para fornecer assistência médica a migrantes, deslocados e deportados.

Em resposta à pandemia da COVID-19, oferecemos atendimento de saúde mental em centros de isolamento para deportados do México e dos Estados Unidos. Também trabalhamos para aliviar a carga de trabalho dos serviços de emergência, apoiando a transferência de pacientes da COVID-19 com uma ambulância adicional.

Quando a tempestade tropical Amanda atingiu El Salvador, administramos uma clínica móvel para prestar atendimento médico e psicológico às comunidades mais afetadas e doamos kits de higiene.

 

Dados referentes a 2020

11.600

Consultas ambulatoriais

28

Pessoas que receberam tratamento por violência sexual

2.030

Atendimentos individuais de saúde mental

510

Consultas de saúde mental fornecidas em sessões de grupo

Filtrar por

Lista de projetos​