Em 2019, Médicos Sem Fronteiras (MSF) concluiu suas atividades contra a tuberculose (TB) no Quirguistão. O projeto de sete anos apoiou com sucesso o Ministério da Saúde na melhoria da qualidade e acessibilidade ao tratamento.

Desde 2012, no distrito de Kara-Suu, Província de Osh, MSF tem trabalhado para introduzir um modelo descentralizado de tratamento para TB resistente a medicamentos (TB-DR), reduzindo, assim, as visitas ao hospital e internações de pacientes. Entre janeiro e novembro de 2019, uma média de 80% dos pacientes recebeu cuidados ambulatoriais. MSF ajudou a introduzir diagnósticos e cuidados novos e inovadores para TB-DR, incluindo tratamento acompanhado por vídeo para apoiar a adesão. Também promovemos novos regimes de medicamentos, menos tóxicos e mais curtos, e melhoramos a detecção de casos. Ao longo dos sete anos do projeto, nossas equipes apoiaram mais de 11 mil pessoas a se submeterem ao teste de TB com GeneXpert, e cerca de 705 daquelas com a doença confirmada iniciaram o tratamento para TB-DR. A assistência social e psicológica fazia parte de seu pacote de atenção integral.

Em Aidarken, província de Batken, continuamos a abordar a elevada incidência de doenças não transmissíveis em um contexto de possível poluição ambiental. Em agosto, ajudamos com uma avaliação de risco ambiental no distrito de Kadamjay. Esta avaliação informará futuras intervenções de saúde destinadas a mitigar a exposição a poluentes de metais pesados. Em estreita colaboração com o Ministério da Saúde, as equipes de MSF também prestaram atendimento a mulheres e crianças, incluindo a realização de um programa de diagnóstico de câncer de colo de útero e tratamento pré-lesão. MSF e o Ministério da Saúde realizaram um total de 4.794 consultas ambulatoriais em Aidarken em 2019.

MSF atua no país desde 2005.

Dados de 2019.

Filtrar por

Lista de projetos​