A Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.
Como organização médica, buscamos sempre oferecer o melhor tratamento disponível aos nossos pacientes. O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas…
Veja as principais atualidades sobre as atividades da Médicos Sem Fronteiras.
Saiba mais sobre os nossos projetos no terreno e as nossas atividades em todo o mundo.
Assista aos vídeos sobre o trabalho da Médicos Sem Fronteiras em diversos projetos pelo mundo.
Ouça as histórias e as experiências vividas por quem está nas linhas da frente das emergências humanitárias.
O que vemos e registamos sobre o trabalho das nossas equipas e as populações que apoiamos.
Participe nos nossos eventos, online ou presenciais, para apoiar e saber mais sobre o nosso trabalho.
Profissionais portugueses contam as experiências nos diversos projetos da MSF.
Para pessoas que estão a viver em Portugal
Para pessoas que não estão a viver em Portugal
Pode ajudar a MSF de várias formas, fazendo donativos, divulgando o trabalho e angariando fundos para a concretização dos projetos.
O seu donativo faz a diferença, ajuda-nos a levar cuidados médicos a quem mais precisa.
A MSF depende inteiramente de donativos privados para fazer chegar assistência médica-humanitária a quem mais precisa.
Procuramos novas formas de chegar a cada vez mais pessoas, com o objetivo de envolvê-las com a nossa missão.
Faça do seu testamento, um testamento solidário incluindo a Médicos Sem Fronteiras.
A sua empresa pode fazer a diferença. Juntos podemos fazer ainda mais.
Se tem uma multa ou uma contra-ordenação, saiba que pode fazer o pagamento à Médicos Sem Fronteiras Portugal.
A Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por crises humanitárias graves.
A MSF tem também por objetivo chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas a quem presta assistência médica.
A MSF foi criada em 1971, em França, por jovens profissionais da medicina e do jornalismo que tinham feito trabalho voluntário no Biafra, Nigéria, no final dos anos 60. Ao socorrerem vítimas de uma guerra civil brutal, estes profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitas pessoas se calassem, mesmo perante situações gritantes. A MSF surge, então, como organização humanitária que associa a ajuda médica à sensibilização, chamando a atenção para o sofrimento das populações a que presta assistência, dando visibilidade a realidades que não podem ser negligenciadas. Em 1999, a MSF recebeu o prémio Nobel da Paz.
A MSF leva assistência médico-humanitária a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, migrações e exclusão no acesso à saúde.
A sua ação é guiada pelos princípios da neutralidade, imparcialidade e independência.
© Mariana Abdalla/MSF
Atividade médica acima de tudo
A atividade da Médicos Sem Fronteiras é, acima de tudo, médica. A organização leva assistência e cuidados preventivos a quem necessita, independentemente do país onde as pessoas se encontram.
Em situações em que a assistência médica não é suficiente para garantir a sobrevivência de determinada população – como ocorre em casos de extrema urgência –, a MSF pode fornecer água, alimentos, saneamento e abrigos. Este tipo de ação ocorre prioritariamente em períodos de crise, quando a vida das pessoas é ameaçada.
A ação da MSF respeita as regras da ética médica, em particular o dever de prestar auxílio sem prejudicar qualquer pessoa individual ou grupo, e a imparcialidade, garantindo o direito à confidencialidade. Ninguém pode ser punido por exercer a atividade médica de acordo com o código de ética profissional, não importando as circunstâncias, nem quem está a receber essa ajuda.
70 países
Em mais de 70 países, a Médicos Sem Fronteiras presta assistência médico-humanitária para salvar vidas e aliviar o sofrimento de pessoas afetadas por crises humanitárias.
69 mil
profissionais
Mais de 69 mil profissionais de diferentes áreas e nacionalidades integram a organização.
96,3%
Organização independente com 96,3% do seu financiamento proveniente de donativos de pessoas individuais e da iniciativa privada.
* Dados do Relatório Anual 2023
Quem trabalha com a MSF, sejam profissionais médicos, especialistas em saúde ou de outras áreas, deve sempre honrar os seguintes princípios, descritos na carta de princípios da organização:
A Médicos Sem Fronteiras é independente: não está subordinada a poderes políticos, militares, económicos ou religiosos e tem liberdade de ação, decidindo onde, como e quando agir com base na sua própria avaliação do contexto e das necessidades. Esta independência de ação é garantida pela independência financeira, já que, de todo o financiamento da MSF, 97,2% é proveniente de donativos individuais e da iniciativa privada.
A Médicos Sem Fronteiras presta ajuda humanitária e cuidados de saúde a quem mais precisa, sem discriminar raça, religião, nacionalidade ou convicção política. A organização define quais as populações a que dá prioridade com base, exclusivamente, na avaliação das necessidades de saúde identificadas. A possibilidade de aliviar o sofrimento das pessoas por meio da assistência médica é o que determina e norteia as atividades da MSF.
Em situações de conflito, a MSF não toma partido. A neutralidade é crucial para as equipas conseguirem chegar a qualquer pessoa afetada, independentemente do lado do conflito em que esteja. A neutralidade da MSF é possível graças à sua total independência financeira face a governos ou partes envolvidas em conflitos.
A MSF avalia constantemente os projetos que desenvolve e presta contas à sociedade e aos doadores quanto à gestão dos recursos que angaria e ao resultado das suas ações. A origem e a utilização dos recursos são apresentadas de forma clara e acessível. Para reforçar esse compromisso, os relatórios financeiros são auditados por empresas independentes e redigidos em conformidade com os padrões de International Financial Reporting Standards (IFRS). São também publicados relatórios anuais, que resumem as atividades levadas a cabo e fazem a análise crítica dos progressos, obstáculos e aprendizagens. A MSF também valoriza a transparência na relação com as pessoas a quem providencia assistência e, de forma coerente com essa transparência, informa-as sobre as escolhas que faz e sobre as decisões que toma no que toca à sua atividade médica.
As atividades da MSF são, acima de tudo, médicas. O trabalho da organização é norteado pelas regras da ética médica universal. Em primeiro lugar, vem o dever de prestar assistência a quem precisa, sem prejudicar indivíduos ou grupos. A ética médica inclui o respeito pela autonomia e pela confidencialidade de pacientes, e também o seu direito a acederem a todas as informações necessárias para poderem autorizar procedimentos e tomar decisões fundamentadas. Cada paciente é tratado com dignidade e respeito e recebe cuidados médicos de qualidade.
Para a MSF, levar ajuda médico-humanitária às pessoas significa estar próximo delas e conhecer as suas necessidades, o seu sofrimento. A organização entende como parte fundamental do seu trabalho chamar a atenção para as situações vividas por essas pessoas, de modo a tornar públicas as crises humanitárias com as quais trabalha.
Como organização neutra, imparcial e independente, a MSF comunica apenas aquilo que é do seu conhecimento direto: atividades que realiza, sejam elas médicas ou não; e depoimentos de pacientes e interlocutores das comunidades com as quais trabalha. Toda a comunicação é cuidadosamente pensada de forma a não comprometer a segurança de quem se encontra nos projetos, tanto profissionais como pacientes.
Face a determinadas situações, a MSF pode criticar abertamente ou denunciar a violação de convenções internacionais e de direitos, como a deslocação forçada de populações, o repatriamento forçado de refugiados, atos de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.
A organização Médicos Sem Fronteiras leva ajuda médico-humanitária a populações em perigo e a vítimas de catástrofes de origem natural ou humana e de situações de conflito, sem qualquer discriminação racial, religiosa, filosófica ou política.
Trabalhando com neutralidade e imparcialidade, a MSF reivindica, em nome da ética médica universal e do direito à assistência humanitária, liberdade total e completa no exercício das suas atividades.
As pessoas que trabalham na organização empenham-se em respeitar os princípios deontológicos da sua profissão e em manter total independência em relação a todos os poderes, bem como a toda e qualquer força política, económica ou religiosa.
Estes profissionais compreendem os riscos e os perigos do trabalho que fazem e não reclamam para si qualquer compensação que não seja aquela oferecida pela organização.
A Médicos Sem Fronteiras é coordenada por profissionais de várias nacionalidades que, na maioria, já trabalharam em projetos humanitários em diversos lugares do mundo. Todas as pessoas que trabalham na organização vivem os ideais humanitários e subscrevem a Carta de Princípios da Médicos Sem Fronteiras. A organização é composta 21 escritórios nacionais e 11 filiais.
O Escritório Internacional da MSF tem sede em Genebra, na Suíça. É aí que se encontra o Presidente Internacional da organização – presentemente, o Dr. Christos Christou.
Há cinco secções operacionais com sedes na Bélgica, Espanha, França, Holanda e Suíça. São elas que controlam diretamente cada projeto: têm o poder de decisão sobre onde e quando iniciar ou terminar um projeto e quais as necessidades a que se vai dar resposta, além de contarem com departamentos de apoio médico, de recursos humanos, financeiro, logístico e de comunicação.
Os escritórios de apoio têm como principais funções recrutar profissionais para os projetos, angariar recursos e fazer atividades de comunicação.
A MSF, em Portugal, tem como órgãos sociais para o triénio 2022/2025:
Pode consultar os estatutos da MSF Portugal aqui.
msf.mx
Fernando Montes de Oca 56Col. Condesa, 06140Del. Cuauhtémoc, Ciudad de MexicoMexico
doctorswithoutborders.ca
doctorswithoutborders.org
40 Rector Street16th FloorNew York, NY 10006USA
msf.org.co
Transversal 17 Nº 45D-31.BogotáColômbia
msf.org.br
Av. Rio Branco, 135 - 11º andarCentroRio de Janeiro RJCEP 20.040-912Brasil
SantiagoChile
msf.org.ar
Av. Santa Fe 45591425Ciudad de Buenos AiresArgentina
msf.ie
9 Upper Baggot StreetDublin 4Ireland
msf.org.uk
Lower Ground FloorChancery Exchange10 Furnival StreetLondon EC4A 1ABUK
legerutengrenser.no
Hausmannsgate 6Postboks 8813 Youngstorget0028 OsloNoruega
lakareutangranser.se
Fredsborgsgatan 24, 4th floorBox 47021100 74 StockholmSuécia
msf.dk
Strandlodsvej 44, 2,DK- 2300 København SDinamarca
laakaritilmanrajoja.fi
Kumpulantie 5,00520 HelsinkiFinlândia
ru.msf.org
16 Malaya Dmitrovka street,127006 Moscow,Federação Russa
VarsóviaPolônia
aerzte-ohne-grenzen.de
Am Köllnischen Park 110179 BerlinAlemanha
artsenzondergrenzen.nl
Plantage Middenlaan 141018 DD AmsterdamHolanda
msf-azg.be
Rue de l'Arbre Bénit 461050 IxellesBélgica
msf.fr
14-34 avenue Jean Jaures75019 ParisFrança
msf.lu
68, rue de GasperichL-1617 LuxembourgLuxemburgo
msf.ch (Francês)msf.ch (Alemão)
78 Rue de LausanneCase Postale 10161211 Geneva 1Suiça
msf.es
Carrer de Zamora 54Barcelona 08005Espanha
msf.org.pt
Av. Almirante Res, 256,3ºDir, 1000 - 058LisboaPortugal
medicisenzafrontiere.it
Via Magenta 500185 RomeItáliaPortugal
aerzte-ohne-grenzen.at
Taborstraße 10A-1020 ViennaÁustria
aerzte-ohne-grenzlekari-bez-hranic.czt
Zenklova 2245/29180 00 Prague 8República Tcheca
msf.gr
15 Xenias St.115 27 AthensGrécia
msf-me.org
PO Box 65650DubaiEmirados Árabes Unidos
msf-lebanon.org/en
Hamra main street, Domtex building, 5th floorBeirute, LíbanoArea zip code: 1103
msfindia.in
AISF Building, 1st & 2nd FloorAmar Colony, Lajpat Nagar -IVNew-Delhi-110024Índia
msf.org.au
Level 4, 1–9 Glebe Point RoadGlebe NSW 2037Austrália
msf.org.nz
PO Box 6241Wellesley Street Auckland 1141Nova Zelândia
msf.hk
22/F Pacific Plaza410–418 Des Voeux Road WestSai WanHong Kong
msf.org.tw
7F., No. 35, Sec. 3, Minquan E. Rd.,Zhongshan Dist.Taipei City 104Taiwan 10683
msf.org.cn
2-3-31, SanLiTun Diplomatic Residence CompoundSanLiTun Dong San JieChaoyang District 100600Beijing
msf.or.kr
443 Teheran-roGangnam-guSeoul 06158Coréia do Sul
msf.or.jp
3rd Fl. FORECAST Waseda FIRST1-1 BabashitachoShinjuku-kuTóquio 162-0045Japão
Zone 4-Lot 44Ilôt 7 Biétry Zone 4BAbidjanCosta do Marfim
msf.or.ke
3rd Floor, Pitman HouseJakaya Kikwete RoadNairóbiQuênia
msf.org.za
9th Floor, Zurich House70 Fox Street, MarshalltownJoanesburgoÁfrica do Sul
PO Box 61624Marshalltown 2107África do Sul
A Médicos Sem Fronteiras é uma organização composta por pessoas movidas pela ideia associativa, que partilham os valores e princípios descritos na Carta da MSF. Os membros das diversas associações da MSF têm a responsabilidade de acompanhar, debater e manifestar-se, por meio do voto, sobre as atividades realizadas nos projetos, a ação dos profissionais e o desenvolvimento da organização.
As principais decisões da MSF são tomadas pelo Conselho Internacional em Genebra, na Suíça. Uma equipa de profissionais experientes procura soluções para os problemas e questões apresentados pelas equipas da MSF no mundo. Cada um dos 28 países onde a MSF tem escritórios conta com um Conselho de Administração composto, maioritariamente, por profissionais da área médica. Este responsabiliza-se por garantir que as decisões tomadas nas assembleias gerais são executadas e que são escolhidos os diretores executivos.
Também é da alçada do Conselho de Administração assegurar que os princípios da MSF são sempre respeitados.
Como a maioria dos websites, o nosso website coloca cookies – um pequeno ficheiro de texto – no browser do seu computador. Os cookies ajudam-nos a fazer o website funcionar como esperado, a recolher informações sobre a forma como utiliza o nosso website e a analisar o tráfego do site. Para mais informações, consulte a nossa Política de Cookies.