4 doenças negligenciadas que afetam milhões de pessoas todos os anos

Populações de países menos desenvolvidos são as mais impactadas

4 doenças negligenciadas que afetam milhões de pessoas todos os anos

Doenças negligenciadas afetam milhares de pessoas, principalmente populações vulneráveis em países em desenvolvimento. Os métodos de diagnóstico e tratamento dessas doenças são antigos e inadequados e demandam investimento em pesquisa e desenvolvimento para se tornarem mais simples e efetivos. MSF se esforça para apoiar as comunidades que sofrem com essas doenças.

Conheça 4 doenças negligenciadas que afetam milhões de pessoas:

1. Doença de Chagas

A doença de Chagas afeta cerca de 7 milhões de pessoas no mundo, principalmente na América Latina, mas somente 1 em cada 10 pessoas foi diagnosticada. A doença afeta principalmente populações com acesso muito limitado a assistência médica, que enfrentam barreiras para obter diagnóstico e tratamento. Por ser uma doença negligenciada, acabou caindo no esquecimento da sociedade e de políticas públicas – quase não há investimentos para enfrentá-la. MSF trabalha para conscientizar e alertar sobre as necessidades de milhares de vidas afetadas pela doença.

 

2. Leishmaniose Visceral

Também chamada de calazar, é endêmica em 78 países, a maioria situada em regiões tropicais e subtropicais. Em 2018, 83% dos casos relatados ocorreram em cinco países: Índia, Brasil, Sudão do Sul, Etiópia e Sudão, com cada um relatando mais de mil casos. O calazar é caracterizado por febre, perda de peso, aumento do fígado e baço, anemia e deficiências do sistema imunológico. De 1989 a 2020, MSF tratou mais de 148 mil pessoas com a doença.

 

3. Envenenamento por picada de cobra

A condição médica resultante da picada de cobra mata mais pessoas do que qualquer outra doença negligenciada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de cinco milhões de pessoas são mordidas por cobras a cada ano, e entre 81 mil e 138 mil delas morrem. Isto equivale a cerca de 11 mil mortes por mês. MSF trata cerca de 6 mil pacientes por ano em projetos que abrangem 10 países e um dos maiores desafios é a falta de acesso e disponibilidade de antiveneno de qualidade.

 

4. Doença do sono

Comumente conhecida como doença do sono, a Tripanossomíase Humana Africana é uma infecção parasitária transmitida por moscas tsé-tsé. A infecção ataca o sistema nervoso central, causando distúrbios neurológicos graves. Pode levar ao coma e, se não tratada, é fatal. Atualmente, apesar da doença estar no caminho certo para a erradicação, existe um risco real de novos casos reaparecerem no futuro e, por isso, é necessário uma vigilância constante e eficaz para detectar qualquer novo surto em sua fase inicial.

 

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print