Equipas da MSF avaliam necessidades após terramoto em Marrocos

Após o trágico terramoto em Marrocos, as equipas da MSF chegaram já ao local onde estão, desde sábado, a avaliar as necessidades e a coordenar com as autoridades locais para verificar no que podemos ajudar

Terramoto Marrocos
© John Johnson/MSF

A MSF está profundamente consternada com a trágica notícia do terramoto em Marrocos e com o elevado número de vítimas relatado.

Como acontece em todos os terramotos, a procura por pessoas soterradas sob os escombros é a prioridade nesta fase inicial que, muitas vezes, é gerida pela solidariedade local.

As rotas de comunicação e de fornecimento de provisões têm também de ser rapidamente restabelecidas, uma vez que estes são os pré-requisitos para o envio de materiais e equipamentos de socorro.

Neste tipo de contexto, é preciso cuidar dos feridos e prestar rapidamente cuidados médicos como cirurgias ou diálise, o que pode ser um desafio quando as capacidades locais de saúde são gravemente afetadas por uma catástrofe.

O restabelecimento dos serviços de saúde e a distribuição de artigos de primeira necessidade também podem ser prioridades. A resposta da Médicos Sem Fronteiras a esta catástrofe dependerá, assim, dos resultados das avaliações iniciais no local.

Partilhar