Fozza e Aisha contam o caminho feito para recuperar de ferimentos por queimaduras

Fozza ficou com a cara e o pescoço queimados, quando tinha 17 anos, na Síria. As muito precárias condições de vida existentes durante o cerco de Deir Ezzor levaram a que o fogão a querosene explodisse na casa que habitava.

Aisha tinha seis meses quando sofreu queimaduras. O Iémen estava em guerra e não havia eletricidade em casa; o quarto estava iluminado com velas – uma vela caiu na cama onde dormia.

Ambas sofreram queimaduras graves e foram tratadas no hospital da Médicos Sem Fronteiras de Al-Mowasah, em Amã, capital da Jordânia. Graças ao Programa de Cirurgia Reconstrutiva da organização médica-humanitária, liderado pela MSF Foundation – que tem como uma das partes cruciais a tecnologia em 3D para próteses –, Fozza e Aisha puderam ter máscaras de compressão e próteses. O caminho de recuperação feito pelas duas, desde as lesões aos tratamentos, passando por dificuldades e dúvidas, mas também por sonhos e esperança, é contado no documentário “Behind the Mask” (“Por Trás da Máscara”), do qual mostramos um excerto neste vídeo.

Pode ver o documentário na íntegra através do link: https://bit.ly/documentarioBehindTheMask

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print