Mulheres são líderes e agentes de mudança na MSF

Fikile Ngwenya ficou muito entusiasmada quando foi contratada como motorista de terreno pela Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Shiselweni, eSwatini. Tem enfrentado dúvidas e críticas por ser uma mulher a desempenhar uma ocupação que não é tradicional para as mulheres, mas reage dizendo que gosta de ser um modelo a seguir e com confiança para a sua comunidade.

Muitas mulheres que trabalham nos projetos médicos da MSF tiveram de superar obstáculos para serem líderes, incluindo estereótipos de género. E ainda assim destacam-se como agentes de mudança e vozes influentes na organização e nas suas comunidades, transformando perceções sobre as mulheres e garantindo que as suas vozes contribuem para que os programas da MSF sejam inclusivos e acessíveis para todas as pessoas. Mais de 90 por cento dos profissionais da MSF são recrutados nos próprios países onde os projetos são desenvolvidos. Desde motoristas a supervisoras de enfermagem ou a coordenadoras de finanças, as mulheres líderes são fundamentais para concretizar o compromisso da MSF em prestar cuidados de elevada qualidade e centrados nos pacientes.

Com a liderança das mulheres, a MSF consegue assegurar uma perspetiva mais diversa e equilibrada sobre todos os aspectos, desde a conceção dos programas à sua materialização no terreno e até à definição da direção da organização no futuro.

 

Vídeo originalmente publicado no canal do YouTube da MSF Portugal a 8 de março de 2022.

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print