Bate-papo ao vivo no Dia Mundial do Combate à Chagas

No dia 14 de abril, Dia Mundial do Combate à Doença de Chagas, às 17h00, a médica Lucia Brum, de Médicos Sem Fronteiras, vai estar ao vivo no Facebook Live respondendo às perguntas enviadas por usuários do Facebook sobre a doença.

No dia 14 de abril, Dia Mundial do Combate à Doença de Chagas, às 17h00, a médica Lucia Brum, de Médicos Sem Fronteiras, vai estar ao vivo no Facebook Live respondendo às perguntas enviadas por usuários do Facebook sobre a doença.

Chagas é uma doença parasitária negligenciada endêmica em 21 países do continente latino-americano, onde aproximadamente 70 milhões de pessoas vivem em risco de se infectar, embora, com a globalização e o aumento das viagens internacionais, casos já tenham sido registrados na Europa e na Ásia. Segundo estimativas, 99% das 6 milhões de pessoas infectadas não tiveram acesso a cuidados médicos e continuam sem diagnóstico e tratamento. Sem tratamento, a doença de Chagas pode, eventualmente, evoluir e causar danos fatais ao coração e aos sistemas nervoso e digestivo.

“Historicamente, a doença de Chagas é marcada pela omissão da indústria farmacêutica e da vontade política de governos no sentido de promover políticas públicas inclusivas de acesso ao diagnóstico e tratamento na saúde primária. Estima-se que, hoje, que cerca de 12 mil mortes estejam sendo registradas por ano. Observa-se ainda um enorme descaso com relação à produção de medicamento benzonidazol, desde o abandono da produção por falta de interesse econômico da farmacêutica Roche à ruptura de estoque mundial nas mãos do brasileiro Lafepe, que chegou a afetar inclusive os projetos de MSF”,
afirma Lucia.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) desenvolve projetos de atenção aos pacientes com a doença de Chagas desde 1999, tendo atuado em diversos países da América Latina, como Honduras, Nicarágua, Guatemala, Brasil, Colômbia, Paraguai, e, atualmente, México, Bolívia. A organização desenvolveu atividades também em países considerados não endêmicos, como o projeto desenvolvido na Itália para oferecer atenção médica a imigrantes infectados.

Você pode participar do bate-papo estando conectado ao Facebook no horário da transmissão ou enviando, a partir de hoje e até dia 14, suas questões. Programe-se e participe: https://goo.gl/aBfOfo

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print