Rodas de Conversa COVID-19

Rodas de Conversa COVID-19
Foto: MSF

Durante o mês de setembro, Médicos Sem Fronteiras organizará uma série de conversas virtuais e ao vivo sobre a pandemia de COVID-19. Todas as quintas-feiras, a partir das 17h30, teremos profissionais da organização e especialistas convidados para falarem de assuntos necessários, importantes e atuais.

Todos os encontros serão transmitidos ao vivo em nossos canais no Youtube e no Facebook e responderemos aos questionamentos do público. Os vídeos gravados de cada conversa também ficarão disponíveis a todos.

Acompanhe nossos canais para participar dos encontros, cujos temas serão:

3 de setembro
O primeiro encontro, “Respondendo à pandemia”, será sobre a atuação de MSF para combater a COVID-19 no Brasil e no mundo. Em especial, falaremos da nossa atuação dentro do país, não deixando de abordar os desafios que diariamente nossas equipes enfrentam. Como garantir à população mais vulnerável o acesso à saúde? Quais as especificidades das populações que atendemos frente ao esforço em prevenir e controlar a doença? Como tem sido a resposta de MSF no Brasil e no mundo?

 

10 de setembro
Na conversa sobre “Saúde mental em tempos de pandemia”, traremos os impactos da COVID-19 na saúde mental da população. Sabemos que o distanciamento social é a forma mais clara e eficaz de prevenir e controlar as infecções pelo vírus, ao mesmo tempo que sentimos na pele o quão difícil é praticá-lo. Quais os impactos a curto, médio e longo prazos para a saúde mental das pessoas? Quando vou voltar à minha vida normal de antes da pandemia? Essas e outras questões que também versam sobre o Luto serão abordadas por especialistas nesse encontro.

 

17 de setembro
“A corrida pela vacina” é o título da nossa terceira roda de conversa. Alinhado à estratégia da Campanha de Acesso a Medicamentos de MSF, esse encontro abordará o tema de acesso às tecnologias existentes e que estão para serem criadas (as tão desejadas vacinas contra a COVID-19), de forma a garantir novos e acessíveis tratamentos no Brasil e nos países em desenvolvimento em que MSF trabalha. Afinal, o que está em jogo nessa corrida pela vacina e qual impacto que ela pode gerar às populações?

 

24 de setembro
Encerraremos nossas Rodas de Conversa COVID-19 com o debate em torno do tema “Os desafios para o acesso à saúde”. Profissionais de MSF e convidados tentarão mostrar quais os impactos que o novo coronavírus gera para as populações que possuem doenças crônicas, como a tuberculose e a hepatite C, ou ainda as pessoas que vivem com HIV. Quais as dificuldades que surgiram para o acesso ao diagnóstico e ao tratamento? Existem estratégias para mitigação ou resolução desses impactos negativos para essas populações?
Não perca! Esperamos por você!

Link do bate-papo no Facebook: https://bit.ly/32PaE34
Link do bate-papo no Youtube: https://bit.ly/3h46jON

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print