Depois de 25 anos na Geórgia, as atividades de Médicos Sem Fronteiras (MSF), que se concentraram principalmente no tratamento da tuberculose multirresistente a medicamentos (TB- MDR), estão quase concluídas no país.

A Geórgia é um dos 30 países com as taxas mais altas de TB-MDR do mundo. Inicialmente, entre 1993 e 1994, MSF apoiou as atividades de combate à TB nas regiões da Abkházia e Ossétia do Sul, e, entre 2001 e 2014, o tratamento da TB resistente a medicamentos (TB-DR) na Abkházia.

Em 2014, começamos a apoiar o uso da bedaquilina na Geórgia por meio do mecanismo de uso compassivo, através do qual pacientes com condições de risco de vida obtêm acesso a medicamentos experimentais. No ano seguinte, a Geórgia se tornou um dos 17 países participantes do estudo observacional com bedaquilina e delamanida, lançado pela parceria endTB, que tem o objetivo de encontrar tratamentos mais breves, menos tóxicos e mais eficazes para a TB resistente a medicamentos. Um total de 297 pacientes foram incluídos neste estudo. Em 2017, o primeiro paciente foi inscrito no ensaio clínico da endTB – um ensaio randomizado que se seguiu ao estudo endTB na busca por um melhor tratamento para TB-MDR.

Atualmente, a Geórgia é um dos quatro países com alta carga de TB-MDR a ter implementado regimes totalmente orais para mais de 95% dos pacientes de TB-MDR.

MSF começou a trabalhar na Geórgia em 1993 para fornecer cuidados de saúde a pessoas afetadas por deslocamentos internos e conflitos. As atividades incluíram cirurgia, vacinação e fornecimento de medicamentos para unidades de saúde. Nos anos seguintes, prestamos assistência a refugiados chechenos no Vale Pankisi, administrando programas médicos e cirúrgicos, bem como doando medicamentos. A partir de 2000, expandimos nossas atividades para incluir assistência médica geral para pessoas vulneráveis e tratamento para leishmaniose visceral.

Quando os últimos pacientes do ensaio da endTB completarem seu acompanhamento em 2020, os programas de MSF na Geórgia serão encerrados.

Filtrar por

Lista de projetos​