On the streets, along railway tracks, in abandoned buildings and on the beach: this is where migrants and refugees live in Ventimiglia after authorities closed the transit camp near the Roja River last July. Despite its shortcomings, the camp was a place to stay for people on the move. Now there is nowhere official to receive them.

Quando a Europa se tornou o epicentro da pandemia da COVID-19, Médicos Sem Fronteiras (MSF) apoiou a resposta na Itália. Também continuamos a prestar assistência médica e psicológica aos migrantes.

A Itália foi o primeiro país europeu a ser duramente atingido pela COVID-19. No início de março, a pedido do Ministério da Saúde, começamos a trabalhar em hospitais na Lombardia, a região com o maior número de casos, compartilhando nossa experiência em prevenção e controle de infecção epidêmicas e no cuidado ao paciente. Ampliamos nossas atividades a outras regiões, com foco em grupos vulneráveis. Nossas equipes trabalharam em casas de repouso, prisões, centros de migrantes, abrigos para moradores em situação de rua, assentamentos informais e ocupações, apoiando grupos da sociedade civil que prestam assistência e realizando atividades de promoção da saúde multilíngues e atividades online de saúde mental.

Embora nossa resposta de emergência tenha terminado em julho, mantivemos as atividades relacionadas à COVID-19. Nas periferias de Roma, apoiamos a detecção precoce e a gestão de casos, enquanto em Palermo, respondemos a surtos em abrigos para moradores em situação de rua e centros de migrantes.

No verão, nossa equipe em Lampedusa, na Sicília, respondeu a um aumento acentuado no número de migrantes vindos da Líbia e da Tunísia. Durante dois meses, apoiamos e treinamos equipes médicas do serviço nacional de saúde na triagem durante o desembarque e oferecemos primeiros socorros psicológicos a pessoas traumatizadas por experiências durante sua jornada.

Ao longo do ano, nossas equipes continuam monitorando a situação dos migrantes em trânsito nas fronteiras ao norte da Itália. Denunciamos as condições desumanas e o tratamento cruel a que foram expostos, incluindo abusos físicos e rejeições nas fronteiras. Também trabalhamos com grupos da sociedade civil para distribuir itens de primeira necessidade, como cobertores e roupas de inverno.

Dados referentes a 2020

270

Consultas ambulatoriais para COVID-19

Filtrar por

Lista de projetos​