Após quase uma década de trabalho no Lesoto, Médicos Sem Fronteiras (MSF) repassou todos os seus projetos ao governo em novembro de 2015.

Lesoto é um país montanhoso, sem saída para o mar, com poucas estradas, onde muitos enfrentam barreiras no acesso a cuidados de saúde – por causa do custo do deslocamento até as instalações de saúde, mas também em decorrência da escassez de profissionais de saúde qualificados.

Durante o tempo em que atuou no país, MSF se concentrou principalmente na oferta de cuidados de saúde gratuitos para mulheres, bem como no planejamento familiar e no tratamento de HIV. A incidência de HIV no Lesoto é alta – o vírus afeta 27% das gestantes – e, somado à coinfecção por tuberculose, esse é um dos principais fatores que provocam a alta mortalidade materna.

Os serviços de planejamento familiar e os cuidados de pré e pós-natal foram oferecidos no hospital distrital de St. Joseph, que recebe apoio de MSF, em Roma, em seis clínicas de saúde nas planícies baixas e três clínicas na região remota de Semonkong.

No intervalo de um ano, durante o qual MSF cobriu todas as despesas de cuidados de pré-natal e dos partos no hospital de St. Joseph, o número de mulheres dando à luz na instalação aumentou 45%. Em 2015, a média mensal de partos realizadas ali foi de 130.

MSF também treinou e orientou profissionais locais dessas instalações na oferta de cuidados integrados para os pacientes que sofrem simultaneamente com o HIV e a tuberculose. Orientadores locais e profissionais de saúde comunitários iniciaram e acompanharam o tratamento antirretroviral (Tarv). O monitoramento de carga viral também foi ampliado, e orientadores leigos foram treinados para estimular a adesão dos pacientes e ajudá-los a entender a importância de seguirem o Tarv. Como resultado, no momento da saída de MSF, mais de 80% dos pacientes de primeira linha do Tarv tinham alcançado a supressão viral.

O Unicef assumiu a responsabilidade de financiar a oferta de cuidados maternos gratuitos no hospital de St. Joseph, e MSF continua a defender a implementação universal do atendimento de saúde materna gratuito no Lesoto.

Filtrar por

Lista de projetos​