Foto: Farshad Shamgoli/MSF

Em agosto, MSF encerrou o projeto que fornecia apoio humanitário a solicitantes de asilo no condado de Västra Götaland, na Suécia.

MSF ofereceu suporte psicossocial, incluindo exames de saúde mental, aconselhamento individual e em grupo e psicoeducação em quatro centros de asilo para adultos e seis lares para menores desacompanhados nos municípios de Götene, Lidköping e Mariestad. A equipe também ofereceu informações gerais de saúde, atividades recreativas em grupo e atividades sociais para fortalecer a rede social dos solicitantes de asilo. Pacientes com sintomas de problemas de saúde mental graves ou doenças físicas foram adequadamente encaminhados para cuidados primários ou especializados.

No total, MSF avaliou 219 solicitantes de asilo para detectar problemas de saúde mental, realizou 460 sessões de acompanhamento e apoiou 1.300 pessoas em sessões de grupo. Além disso, cerca de 650 solicitantes de asilo receberam primeiros socorros psicológicos. A maioria das pessoas beneficiadas por esses serviços era de países afetados pela guerra, como Afeganistão, Síria e Iraque.

No início de 2018, MSF planeja divulgar um relatório detalhando como a incerteza afeta negativamente a saúde mental dos solicitantes de asilo. Um manual prático e um conjunto de ferramentas resultantes do trabalho em Västra Götaland serão distribuídos às organizações que implementam políticas para solicitantes de asilo em toda a Suécia.

MSF atua no país desde 2004.

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​