Assistente social visita paciente com Tuberculose em Zhytomyr, Ucrânia
Foto: Oksana Parafeniuk/MSF

Executamos uma série de atividades na Ucrânia, incluindo programas de tuberculose (TB) e HIV. Em 2020, iniciamos novos projetos em Donetsk e Luhansk, ao mesmo tempo em que apoiamos a resposta nacional à COVID-19.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está colaborando com o Ministério da Saúde para melhorar os cuidados básicos de saúde em comunidades remotas, afetadas por conflitos na região de Donetsk. Nossas equipes mudaram da administração de clínicas móveis para o trabalho em instalações de cuidados gerais de saúde, fornecendo assessoria técnica e prática aos funcionários. Estamos também fortalecendo os cuidados comunitários de saúde por meio do envolvimento de voluntários locais.

Na região de Luhansk, começamos a apoiar o programa regional de HIV para melhorar o diagnóstico e o tratamento de pacientes com HIV avançado, focando os pacientes como centro de cuidados prestados nas unidades de saúde e na comunidade.

Em Mykolaiv, tratamos pacientes com hepatite C vivendo com HIV, usando um novo regime antiviral de ação direta. Entregamos este projeto ao Centro Regional de Cuidados Paliativos e Serviços Integrados de Mykolaiv, em maio.

Em parceria com a farmácia regional de TB em Zhytomyr, MSF está implementando um regime de tratamento inovador para pacientes com TB resistente a medicamentos (TB-DR).

O plano de tratamento é mais curto, com duração entre 9 e 12 meses, e utiliza drogas orais altamente eficazes que causam menos efeitos colaterais do que as drogas injetáveis mais antigas. O estudo de investigação operacional iniciado em 2019 analisa a eficácia desse modelo de tratamento, que também inclui consultas ambulatoriais, acompanhamento psicológico e apoio social.

As equipes de MSF também apoiaram a resposta à COVID-19 em Kiev, Donetsk e Zhytomyr. Nossas equipes treinaram funcionários do Ministério da Saúde na prevenção e controle de infecções e ofereceram apoio psicológico a pacientes e profissionais de saúde. No distrito de Marinka, região de Donetsk, nossas equipes móveis forneceram cuidados domiciliares e transportaram amostras de testes para COVID-19. Em Zhytomyr, asseguramos que os pacientes com tuberculose recebessem seus medicamentos e apoio psicossocial ao longo de todo o período de isolamento.

Após incêndios generalizados em Luhansk em outubro, nossas equipes doaram kits de higiene para distribuição na aldeia de Syrotyne, perto da cidade de Sievierodonetsk.

 

Dados referentes a 2020

3.930

Consultas Ambulatoriais

91

Pessoas iniciaram tratamento para MDR-TB

1.050

Atendimentos de saúde mental

170

Pessoas iniciaram tratamento para Hepatite C

Filtrar por

Lista de projetos​