Serra Leoa: vivendo em meio a epidemias e expandindo as atividades em tempos difíceis

Enquanto o país enfrenta uma terceira onda da COVID-19, com recursos limitados, MSF expande suas operações no distrito de Kenema

Serra Leoa: vivendo em meio a epidemias e expandindo as atividades em tempos difíceis

Durante esse tempo, ele conheceu uma mulher grávida que estava com Ebola no centro de tratamento onde ele trabalhava. Ela estava sempre em seus pensamentos porque falavam a mesma língua mende (língua predominante em Serra Leoa), e ela estava em estado grave. Ele conseguiu convencê-la a procurar atendimento médico no centro.

No entanto, era tarde demais e, infelizmente, ela morreu alguns dias depois. “Depois que a enterramos, o marido dela agradeceu a todos nós, marcou o túmulo da esposa com uma cruz e saiu”, diz Ira. “Eu senti que a havia decepcionado.”

Serra Leoa ainda estava se recuperando da epidemia de Ebola e de uma guerra civil de uma década que terminou em 2002. Quando a pandemia da COVID-19 começou, o país enfrentou e continua enfrentando dificuldades para superar uma terceira onda do vírus. Médicos Sem Fronteiras (MSF) fornece atendimento médico em Serra Leoa desde 1986 e continua a adaptar e expandir seus projetos para atender às necessidades crescentes do país.

O primeiro projeto médico de MSF em Serra Leoa foi em resposta a um surto de cólera. Agora, nossas equipes monitoram a propagação de diferentes doenças, incluindo a COVID-19, e MSF faz parte do grupo de gerenciamento e vigilância de casos no Centro de Operações de Emergência de Serra Leoa.

MSF atualmente administra projetos médicos em três distritos – Kenema, Tonkolili e Bombali – apoiando o Ministério da Saúde e Saneamento no fornecimento de cuidados de saúde gerais e especializados. Em Kenema, no leste de Serra Leoa, as atividades de MSF se concentram em crianças menores de cinco anos, mulheres grávidas e lactantes.

Curável e evitável, mas ainda mortal

Os surtos e os anos de guerra civil enfraqueceram gravemente o sistema de saúde de Serra Leoa. As crianças são afetadas por malária, desnutrição, diarreia e doenças de pele. Essas doenças não são mais um problema médico em países com sistemas de saúde desenvolvidos. A reabilitação desse setor é uma alta prioridade para MSF para reduzir as mortes de crianças e mães recentes ou grávidas.

As necessidades médicas das crianças são muito maiores do que os recursos disponíveis nesta região. O número de crianças que morrem nos primeiros anos permaneceu alto nos últimos 10 anos.

Em todas as faixas etárias, a malária é a maior causa de morte no país, sendo responsável por 38% das internações hospitalares em Serra Leoa. A doença em si é curável, se diagnosticada precocemente, e pode ser tratada por um agente de saúde comunitário treinado. No entanto, para muitos, o acesso aos cuidados médicos continua sendo um desafio significativo. Os pais suportam o fardo de não poderem pagar pelos cuidados médicos e as crianças infectadas sofrem as consequências.

“As taxas de mortalidade infantil e materna são excepcionalmente altas em Serra Leoa, mas estamos trabalhando para reduzi-las com nosso apoio do Ministério da Saúde e Saneamento”, disse Whitney Ward, coordenadora-geral de MSF em Serra Leoa.

Assistência médica ininterrupta

O hospital de Hangha oferece atendimento médico a crianças menores de cinco anos por meio de uma sala de emergência, uma unidade de terapia intensiva e duas enfermarias pediátricas gerais. Há também um centro de alimentação terapêutica onde crianças desnutridas são atendidas. Todos esses serviços são complementados por um laboratório central, uma sala de radiografia e um banco de sangue.
Entre março de 2019 e o final de 2020, o hospital tratou mais de 24.361 pacientes afetados por várias doenças, incluindo malária, pneumonia, desnutrição e diarreia grave.

O hospital continua a aumentar os serviços que oferece aos pacientes. Atualmente, uma equipe de mais de 90 profissionais e arquitetos está construindo uma nova maternidade, com duas salas de cirurgia para partos complicados e uma unidade neonatal. A nova enfermaria elevará a capacidade total do hospital para 160 leitos.

Como o distrito de Kenema ainda não está 100 por cento coberto pela rede elétrica nacional, MSF administra o hospital usando um sistema elétrico híbrido de energia solar e geradores a diesel. No futuro, planejamos operar totalmente o hospital com energia limpa.

Ligando vilarejos remotos ao hospital de Hangha

“Hoje vou cruzar o rio Sewa pela balsa para chegar aos meus pacientes nos vilarejos de Wandor e Simbaru. A balsa é um pouco lenta, mas eventualmente irei alcançá-los”, disse a enfermeira de MSF, Saffiatu Timbo.

Em Serra Leoa, 60 a 65 por cento das pessoas vivem em áreas rurais. Alguns estão em vilarejos remotos e de difícil acesso. As equipes de MSF estão prestando atendimento médico diretamente às pessoas em seus vilarejos para tratar de questões médicas como malária, diarreia e pneumonia. As equipes de alcance oferecem atendimento médico baseado na comunidade em 25 vilarejos nas localidades de Wandor, Nongwa e Simbaru, no distrito de Kenema, por meio de 10 unidades de saúde locais instaladas nessas áreas.

“As pessoas enfrentam sérios obstáculos para ter acesso a cuidados médicos. Às vezes, é o alto custo de transporte ou medicamentos”, diz Olga EM, coordenadora médica de MSF. “Alguns vilarejos estão muito longe dos centros de saúde e as pessoas não têm acesso a cuidados de saúde adequados. ”

Desde garantir o fornecimento consistente de medicamentos essenciais até consultas médicas, vacinação infantil e reabilitação de instalações de saúde, nossas equipes de promoção da saúde estão oferecendo sessões educativas em vilarejos remotos sobre prevenção e tratamento da malária.

A Academia de Saúde de MSF

O papel de MSF em Serra Leoa vai além de fornecer cuidados maternos e infantis. Serra Leoa precisa de profissionais de saúde mais qualificados para ajudar a melhorar os serviços gerais e especializados prestados em unidades de saúde e para fornecer respostas eficazes durante emergências como surtos e desastres ambientais.

Entre 2014 e 2015, durante o surto de Ebola, centenas de profissionais de saúde morreram. A contratação de equipes para as instalações de saúde continua sendo um desafio crítico na prestação de cuidados médicos de qualidade às pessoas.

Em Serra Leoa, a iniciativa “Academia de Saúde de MSF” se concentra no fortalecimento das habilidades e competências dos profissionais médicos que prestam cuidados pediátricos no hospital de MSF em Hangha.

O investimento em profissionais de saúde tem um impacto direto na qualidade do atendimento prestado à população de Serra Leoa”, disse Chloe Widdowson, coordenadora de aprendizagem da Academia de MSF em Serra Leoa.

Até agora, 110 enfermeiras e 58 oficiais de saúde clínica foram inscritos nos programas de treinamento da academia em Kenema. Além disso, funcionários do Ministério da Saúde que trabalham em diferentes centros de saúde comunitários foram inscritos em um programa ambulatorial que os ajudará a fornecer cuidados de saúde de qualidade a longo prazo.

A Academia de Saúde de MSF está reforçando a capacidade local ao estabelecer uma colaboração com o Conselho de Enfermeiras e Obstetrizes. A Academia dará as boas-vindas a grupos de professores de enfermagem para treinamento em tutoria e facilitação de habilidades. Eles terão acesso a todos os recursos de aprendizagem eletrônicos da Academia, incluindo apostilas, jogos de ensino, planos de sessão, cenários de simulação, filmes e diários de aprendizagem.

No momento, estamos buscando o status de credenciamento junto ao Conselho de Enfermeiras e Obstetrizes de Serra Leoa. “O credenciamento oficial aumentará o status acadêmico dos participantes que estudam em nossa academia e irá incentivar e aumentar suas motivações”, disse Victor Siroky, representante da Academia de MSF.

 

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print