A família dos coronavírus é grande, sendo a sua maioria inofensiva para os seres humanos. Contudo, alguns tipos podem causar infeções pulmonares graves.

A MSF deu resposta a uma pandemia mundial de coronavírus, COVID-19. Respondemos a outros surtos graves de coronavírus no passado, incluindo a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG, ou SARS na sigla em inglês).

Enquanto se sabe que os quatro tipos conhecidos de coronavírus causam constipações, a SARS e a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (SRMO, ou MERS na sigla em inglês) podem levar a infeções pulmonares graves, e podem ser fatais. É um novo coronavírus, conhecido por SARS-CoV-2, devido às semelhanças deste vírus com a SARS, que causa a nova doença COVID-19.

Este novo coronavírus parece atingir células nos pulmões, e possivelmente também outras células do sistema respiratório. As células infetadas pelo vírus produzem mais partículas virais que podem depois propagar-se a outras pessoas, por exemplo, através da tosse. A COVID-19 será uma doença respiratória ligeira para a vasta maioria das pessoas, mas tem um nível mais alto de complicações bastante graves em pessoas vulneráveis (pessoas idosas e pessoas com comorbilidades) do que outros vírus, tais como a gripe.

Factos rápidos sobre a covid

Siga o trabalho da MSF nas redes sociais.

Acompanhe as principais crises humanitárias também nas nossas páginas.