MSF’s Health Promotion Team in Mumbai using Auto-Rikshaw (tuktuk) to generate COVID-19 awareness among the most vulnerable population living in informal settlement pockets of M-East Ward.

A Índia é um país de grande tamanho e desigualdade social, com a considerável disparidade em termos de tratamento médico disponível, dependendo da renda da pessoa e de onde ela vive.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) trabalha para preencher algumas das lacunas nos serviços para as comunidades mais marginalizadas, incluindo o apoio à saúde mental em hospitais de quatro distritos de Caxemira. Tratamos também vítimas de violência sexual e de gênero em nossa clínica em Nova Delhi, onde prestamos serviços confidenciais 24 horas por dia para pessoas de todas as idades. Quando as restrições da COVID-19 foram impostas, mudamos para serviços de aconselhamento por telefone e atividades digitais de promoção da saúde para garantir a continuidade do atendimento.

Tratamento de doenças infecciosas

Em nossos centros de tratamento de HIV em Manipur, implementamos um modelo de atendimento que é adaptado às necessidades dos pacientes. Também apoiamos o centro de tratamento antirretroviral e a gestão de pacientes internados com HIV em um hospital distrital e distribuímos cupons de alimentos aos desabrigados usuários de drogas intravenosas.

MSF tem trabalhado em parceria com o governo para aumentar o acesso a cuidados holísticos para pacientes com HIV com infecções oportunistas fatais. Em 2020, em Bihar, um dos estados mais pobres da Índia, nos concentramos na gestão da resistência antimicrobiana para orientar a prescrição e o uso de antibióticos. Cuidados paliativos, nutrição, apoio à saúde mental e defesa são também componentes importantes do nosso modelo de cuidados.

Em Mumbai, continuamos a oferecer atendimento a pacientes com tuberculose resistente a medicamentos (TB), sendo o atendimento pediátrico uma prioridade em 2020. Os primeiros pacientes foram inscritos no ensaio clínico EndTB, usando a nova geração de medicamentos com o objetivo de encontrar tratamentos mais curtos, mais toleráveis e livres de injeção para a tuberculose multirresistente.

Transferência de projeto

A Índia tem o maior índice mundial de desnutrição infantil e, em Jharkhand, um dos estados mais afetados, MSF contribuiu para configurar o protocolo de tratamento. Embora tenhamos interrompido nosso projeto de gestão comunitária da desnutrição aguda no início de 2020, mantivemos o acompanhamento das crianças com desnutrição aguda severa que foram dispensadas do programa.

Dados referentes a 2020

21.900

Pessoas com HIV em tratamento antirretroviral de 1ª linha em programas apoiados por MSF

64

Pessoas que iniciaram tratamento para hepatite C

1.180

Pessoas que iniciaram o tratamento para tuberculose, incluindo 770 para tuberculose multirresistente

400

Pessoas que receberam tratamento por violência sexual

Filtrar por

Lista de projetos​