An MSF staff member prepares medication for a patient in Yangon's MSF offices.

Em 2020, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a executar projetos em Mianmar, abordando as lacunas nos cuidados de saúde em comunidades de difícil acesso e respondendo às necessidades das pessoas afetadas por tensões interétnicas.

Durante o ano, ganhamos um acesso significativo nos estados de Rakhine e Shan, o que nos permitiu alcançar as pessoas mais afetadas pelo conflito.

COVID-19

Apesar da pandemia da COVID-19, pudemos enviar equipes móveis a vários locais em Rakhine, incluindo Mrauk-U, no Norte, para prestar assistência médica geral e apoio à saúde mental para pessoas deslocadas internamente. Também oferecemos apoio médico e logístico a hospitais públicos, colaboramos com o Ministério da Saúde e Esportes, na gestão de locais de quarentena, e fornecemos equipamentos de proteção individual aos seus profissionais.

HIV e hepatite C

Em junho, concluímos a transferência de pacientes com HIV em Yangon para o programa nacional. Embora o acesso de alguns pacientes aos medicamentos antirretrovirais (ARV) tenha sido interrompido devido a restrições de circulação durante a pandemia, nossa equipe no estado de Shan ez visitas domiciliares para entregar medicamentos, sempre que possível. Fechamos nossa clínica de HIV em Bhamo, estado de Kachin, no final de dezembro.

Em Dawei, região de Tanintharyi, continuamos a tratar pacientes com HIV, incluindo coinfetados com tuberculose e hepatite C, com foco em grupos-chave, como trabalhadores migrantes, pescadores e profissionais do sexo. Adaptamos os nossos projetos a fim de assegurar a continuidade do atendimento aos pacientes em locais remotos que não conseguem chegar à nossa clínica, devido às restrições de circulação por conta da COVID-19.

Cuidados de saúde em comunidades remotas e áreas urbanas

Desde 2015, MSF presta assistência médica geral e especializada na Zona de Autoadministrada de Naga, na região de Sagaing. Nossa equipe desenvolveu um modelo de cuidados de saúde baseado na comunidade, reforçou as redes de trabalhadores comunitários de saúde no município de Lahe e apoiou os encaminhamentos. Em julho, entregamos essas atividades à Medical Action Myanmar, uma organização bem estabelecida com a qual trabalhamos informalmente nos últimos dois anos. Continuamos a apoiar as autoridades de saúde em Dawei para responder ao surto sazonal de dengue.

Dados referentes a 2020

41.000

Consultas ambulatoriais

15.100

Pessoas receberam tratamento ARV de primeira linha

430

Pessoas começaram o tratamento para TB

Filtrar por

Lista de projetos​