Trabalhe no terreno

Como é trabalhar com a MSF

O compromisso com o trabalho humanitário imparcial, neutro e independente está presente  desde o início da nossa história.

Na MSF existe a oportunidade de construir uma carreira, com a possibilidade de atuação em países e contextos diferentes por longos períodos. Fornecemos formação e oportunidades de crescimento profissional a quem trabalha no terreno, ajudando a levar ajuda médico-humanitária a quem precisa.

As nossas equipas não trabalham de forma voluntária nos projetos. Todas as funções são remuneradas e as pessoas interessadas participam de processos de seleção adequados para a posição a que se candidatam.

A MSF não contrata apenas médicos e enfermeiros. Para cumprir nossa missão social, recrutamos uma grande variedade de profissões nas áreas médica, financeira, logística,  administração, recursos humanos, comunicação e outras áreas.

O que deve saber antes de se candidatar?

Antes de nos enviar a sua candidatura, é importante a revisão dos
seguintes pontos:

Como é o processo de seleção?

Saiba mais
  1. Registo no website
  2. Seleção do CV e de carta de apresentação
  3. Primeira entrevista
  4. Validação técnica
  5. Verificação de referências
  6. Segunda e última entrevista
  7. Feedback

O processo de seleção não tem um período definido de tempo. Normalmente é de três a seis meses para todos os passos ficarem completos a partir do registo inicial no website, dependendo da disponibilidade dos cargos no terreno e do perfil do/a candidato/a.

Segurança e proteção no terreno

Saiba mais

Devido ao propósito da MSF ser o de prestar assistência médica às pessoas necessitadas, o trabalho poderá ser levado a cabo em zonas de conflito ativo ou em ambientes pós-conflito, nos quais existem riscos inerentes, perigos potenciais e ameaças constantes à segurança e à proteção. A MSF reconhece a impossibilidade de excluir todos os riscos, mas faz tudo o que está ao seu alcance como organização para mitigar e gerir estes riscos através de protocolos de segurança rígidos e exaustivos.

Os/as trabalhadores/as no terreno serão amplamente informados/as dos riscos associados a possível destacamento para um projeto no terreno antes de aceitarem um posto em concreto. Trabalhar para a MSF é uma escolha profundamente pessoal, e as pessoas devem determinar por si mesmas o nível de risco e as circunstâncias em que se sentem confortáveis, com base numa compreensão total e transparente das possíveis situações com as quais se podem confrontar. Uma vez num projeto no terreno, todo o pessoal da MSF deve observar rigorosamente todas as normas e regulamentos de segurança. O incumprimento poderá implicar despedimento.

Salários e benefícios

Saiba mais
  • Curso de preparação antes do primeiro destacamento para projeto de terreno.
  • Contrato de trabalho legal durante o período de duração do destacamento.
  • A MSF providencia um seguro privado que cobre medicação, hospitalização e incapacidade a todas as pessoas do staff no terreno, assim como qualquer tipo de evacuação médica.
  • A remuneração nos MSF é modesta por opção. A MSF tem um sistema de remuneração internacional, onde os salários são fixados de acordo com o nível de responsabilidade e experiência. O salário é revisto regularmente de acordo com o tempo de permanência na organização e a experiência adquirida. Os salários de MSF não são negociáveis.
  • O staff internacional em mobilidade receberá um valor adicional como ajudas de custo diárias durante o destacamento no projeto no terreno, a fim de cobrir gastos diários básicos.
  • Possibilidade de desenvolver uma trajetória profissional dentro de uma organização internacional. Uma pessoa do departamento de Recursos Humanos fará a monitorização da evolução profissional (percurso de carreira, formação, etc.) dentro da organização.

Duração do destacamento em projeto no terreno

Saiba mais

A maioria das posições nos nossos projetos têm uma duração de seis a nove meses. É por esse motivo que solicitamos uma disponibilidade mínima de 12 meses para iniciar o processo de seleção. Apenas são aceites destacamentos de curto prazo, de três a seis meses, no caso de perfis específicos (cirurgiões/ãs, ginecologistas e anestesistas).

Por favor, tenha em conta que as condições de vida e de trabalho do pessoal da MSF são frequentemente inapropriadas para pessoas que não estão envolvidas nos projetos. No primeiro destacamento em projeto no terreno com a MSF, o staff nunca pode ser acompanhado da família.

Destacamentos para o terreno, desenvolvimento pessoal e formação

Saiba mais

A MSF determina o destino dos primeiros destacamentos para projetos no terreno tendo em conta as necessidades operacionais e a experiência profissional do pessoal . As necessidades operacionais são sempre prioritárias.

A MSF promove o desenvolvimento profissional do staff através de um grande número de cursos de formação e outros instrumentos tais como coaching e mentoring. Todo o staff deve levar a cabo o curso de preparação antes de se deslocar para o terreno para o primeiro destacamento em projeto.

Alerta de fraude:

⚠️ A MSF nunca pede aos/às candidatos/as qualquer tipo de participação financeira. Caso seja visado/a com este tipo de solicitação, não responda e notifique-nos por correio eletrónico para o seguinte endereço: faleconnosco@lisbon.msf.org

Sobre plágio e uso de IA

Os testes da MSF são realizados a determinados candidatos em função do cargo. O objetivo destes testes é avaliar o conhecimento, a compreensão e a forma de pensar dos candidatos e das candidatadas. O plágio (nomeadamente, fazer copy and paste de fontes sem as citar), bem como a utilização de inteligência artificial para ajudar a buscar e a formular as respostas a estas avaliações, é estritamente proibido e terá como consequência a não validação dos resultados dos testes.

Siga o trabalho da MSF nas redes sociais.

Acompanhe as principais crises humanitárias também nas nossas páginas.