Cuidados psicosociais para vitimas de violência sexual na Guatemala
Foto: Natacha Buhler/MSF

A COVID-19 afetou seriamente a prestação de cuidados gerais de saúde na Guatemala, devido à falta de profissionais e equipamento de teste.

Em março, Médicos Sem Fronteiras (MSF) começou a ajudar na resposta à COVID-19 na cidade de La Gomera, no município de Escuintla. Após avaliação das necessidades, aumentamos a promoção da saúde e o apoio à saúde mental ao Ministério da Saúde de Escuintla, que contava com apenas três psicólogos para todo o município.

Criamos uma linha de apoio à saúde mental para fornecer apoio psicológico aos profissionais de saúde. Essas atividades de saúde mental estavam entre as poucas no país destinadas a reduzir os efeitos do estresse e da ansiedade produzidos pela COVID-19.

Também colaboramos com o Ministério da Saúde local com logística para triagem respiratória na clínica geral de saúde La Gomera. Isso permitiu que a clínica detectasse casos de COVID-19 na comunidade local e assegurasse que os pacientes recebessem cuidados médicos adequados. Além disso, pedimos a ajuda das pessoas da comunidade para distribuir materiais de promoção da saúde com informações sobre o vírus, como evitar sua propagação, bem como conselhos para proteger a saúde mental, em todo o município.

Filtrar por

Lista de projetos​