Pacientes sentados em um banco aguardando consulta em Quirguistão
Foto: Maxime Fossat

Quirguistão

Em 2020, Médicos Sem Fronteiras (MSF) forneceu apoio à resposta à COVID-19 no Quirguistão, enquanto mantinha a administração de programas de saúde na província de Batken.

Na região remota e predominantemente rural de Aidarken, MSF ajuda as autoridades distritais de saúde a examinar, diagnosticar e prevenir uma série de doenças crônicas, incluindo diabetes, hipertensão e anemia. A alta prevalência de doenças não transmissíveis nesta região está ligada potencialmente à poluição do solo e da água, no entanto, os planos para realizar avaliações ambientais adicionais foram adiadas por causa da COVID-19.

Nossas equipes em Aidarken também administram serviços de saúde para mulheres e crianças, com ênfase em saúde sexual e reprodutiva, incluindo cuidados pré e pós-natal. Em 2020, iniciamos o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, mas um aumento de escala mais ambicioso foi interrompido, uma vez que, para evitar a disseminação da COVID-19, fomos forçados a reduzir as consultas ambulatoriais.

Já em março, começamos a reforçar as medidas de preparação à COVID-19 em quatro dos principais hospitais de Kadamjay, na província de Batken. Adaptamos a infraestrutura para melhorar o fluxo de pacientes, oferecemos assessoria e treinamento sobre prevenção e controle de infecções e fornecemos desinfetantes e equipamentos de proteção individual para o pessoal de saúde. Adicionalmente, trabalhamos com brigadas móveis do governo para coletar amostras para testes e apoiar a vigilância epidemiológica, ajudando na coleta de dados.

Quando a COVID-19 atingiu o auge no país, em julho, abrimos um programa de atendimento domiciliar à COVID-19, para doentes moderados e leves, em Alamedin e Sokuluk, na província de Chuy, para evitar que os hospitais ficassem sobrecarregados. Este programa também foi estendido a Kadamjay. A gestão domiciliar de COVID-19 foi pioneira no país e foi introduzida em colaboração com o Ministério da Saúde.

Em outubro, depois da agitação política, apoiamos o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho no Quirguistão, com a doação de kits de primeiros socorros para possibilitar atendimento durante as manifestações.

Filtrar por

Lista de projetos​