Na Rússia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) fornece medicamentos e consultoria técnica para apoiar o tratamento de pacientes com as formas mais graves de tuberculose (TB). Em 2020, lançamos várias novas atividades.

Durante a pandemia de COVID-19, MSF apoiou pacientes com TB resistente a medicamentos (TB-DR) com cestas de alimentos e educação em saúde sobre medidas de prevenção de infecções. Também doamos materiais de laboratório aos parceiros do Ministério da Saúde que realizavam testes de COVID-19.

Além de nossa parceria contínua com o Ministério da Saúde Regional de Arkhangelsk, a Universidade Medicina do Estado do Norte e a Farmácia Clínica de TB de Arkhangelsk, firmamos um acordo técnico com o Centro Regional de Controle de TB na cidade de Vladimir, para explorar os conhecimentos especializados existentes e trabalhar em parceria para implementar regimes novos de tratamento, totalmente orais e de curta duração.

Um estudo sobre esquemas orais de curta duração de DR-TB foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de MSF e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Medicina do Estado do Norte, com inscrição de pacientes iniciada no início de 2021. O objetivo da colaboração no estudo nas regiões de Arkhangelsk e Vladimir é fornecer evidências para desenvolvimentos futuros nas políticas russas de TB e aumentar a disponibilidade de modelos eficazes de tratamento que sejam mais toleráveis para os pacientes.

Em Moscou e São Petersburgo, trabalhamos com duas organizações da sociedade civil que oferecem cuidados de saúde de alta qualidade a pessoas vulneráveis, incluindo as que vivem com HIV. As pessoas que estão excluídas do acesso aos cuidados de saúde recebem atendimento médico por meio de instalações fixas e móveis operadas por esses parceiros, apoiadas por MSF. Além disso, durante a pandemia da COVID-19, disponibilizamos treinamento e educação em saúde sobre medidas de prevenção e fornecemos apoio material para higiene e equipamentos de proteção individual para pessoas tratadas pelas organizações da sociedade civil. O treinamento foi adaptado para que pudesse ser ministrado online.

Filtrar por

Lista de projetos​