Criança leva panela com comida na cabeça, cena rotineira em Kenema, Serra Leoa
Foto: Mohammed Sanabani/MSF

Em Serra Leoa, Médicos Sem Fronteiras (MSF) foca-se em assistência materno-pediátrica, com o objetivo de reduzir as elevadas taxas de doença e morte entre mães e crianças com menos de cinco anos.

Há uma escassez crítica de pessoal médico, resultando na falta de atendimento aos grupos mais vulneráveis. Nossas equipes trabalham para preencher algumas dessas lacunas, prestando cuidados de saúde para crianças menores de cinco anos, gestantes e lactantes. Temos funcionários em 13 unidades de saúde periféricas em três soberanias (Gorama Mende, Wandor e Nongowa) e um hospital em Hangha, distrito de Kenema, apoiando centros de nutrição terapêutica intensiva, cuidados pediátricos gerais e tratamento da malária.

No distrito de Tonkolili, apoiamos o hospital distrital de Magburaka e nove unidades de saúde periféricas, com melhorias nas medidas de prevenção e controle de infecções e nos sistemas de água e saneamento. Apoiamos também o fornecimento de medicamentos essenciais e o treinamento de pessoal. Os nossos cuidados incluem planejamento familiar, prevenção da transmissão vertical – mãe para filho – do HIV, apoio psicossocial e tratamento médico para vítimas de violência sexual e de gênero.

Na cidade de Makeni, distrito de Bombali, estamos trabalhando em conjunto com o programa nacional de TB para implementar um modelo de atendimento ambulatorial na comunidade para diagnóstico e tratamento de tuberculose resistente a medicamentos (TB). Apoiamos também a principal instalação de tuberculose do país no hospital Lakka, na capital Freetown.

MSF cooperou com a resposta nacional à COVID-19, transformando uma instalação governamental em Freetown num centro de tratamento de 120 leitos e com equipe treinada. A unidade de isolamento da febre de Lassa, no hospital público de Kenema, foi reformada e utilizada como centro de tratamento da COVID-19, com capacidade inicial de 25 leitos.

Um grupo de enfermeiras e parteiras que estudaram por dois anos em Gana, sob o patrocínio da Academia de Saúde de MSF, regressou ao trabalho em Serra Leoa. O investimento de MSF em recursos humanos para cuidados de saúde é um compromisso com a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.

Dados referentes a 2020

140.100

Consultas ambulatoriais

5.850

Partos assistidos

53.100

Casos de malária tratados

11.400

Pacientes internados

Filtrar por

Lista de projetos​