Ataques violentos a comunidades, instalações médicas e profissionais de saúde em Kreneik e El Geneina, em Darfur Ocidental

O coordenador de operações da MSF no Sudão, Bakri Abubakr, descreve a situação

  • VOCÊ ESTÁ AQUI
  • Atualidades
  • Ataques violentos a comunidades, instalações médicas e profissionais de saúde em Kreneik e El Geneina, em Darfur Ocidental
© Nargiz Koshoibekova/MSF

“Os ataques violentos começaram em Kreneik no fim de semana passado, onde as nossas equipas receberam a confirmação de que o hospital que apoiamos foi atacado. Três pessoas, incluindo dois profissionais de saúde, foram mortas. A farmácia do hospital também foi saqueada. As equipas da MSF não estavam presentes na instalação de saúde no momento do ataque, tendo regressado à nossa base permanente em El Geneina a 19 de abril.

O Hospital Universitário de El Geneina, na capital de Darfur Ocidental, onde a equipa da MSF estava a trabalhar, também sofreu uma violenta invasão, com tiroteios a ocorrer dentro das instalações, incluindo na sala de emergências. Um trabalhador do hospital foi morto, e os profissionais de saúde, incluindo os da MSF, foram retirados do local.

Estamos chocados com estes ataques e enviamos as nossas sinceras condolências às famílias das pessoas que foram mortas. Repudiamos estas invasões nos termos mais fortes possíveis. Em conflitos, as estruturas e as equipas médicas são protegidas – isto tem de ser sempre respeitado por todas as partes em qualquer conflito.

Como resultado da violência e insegurança em curso nas diferentes partes do Darfur Ocidental, incluindo estes ataques mortais a dois hospitais, as equipas da MSF não conseguiram aceder às instalações de saúde que apoiamos nem realizar atividades através das clínicas móveis e prestar atendimento em El Geneina ou regressar a Kreneik. Estamos muito preocupados com o impacto que isto terá nas pessoas que enfrentaram vagas de violência, o que as impediu de procurar obter os cuidados médicos necessários, deixando-as em extrema necessidade de assistência mesmo antes deste ataque.

As nossas equipas estão a acompanhar de perto a situação de segurança para garantir que possamos começar a trabalhar para fornecer cuidados médicos e assistência humanitária essenciais assim que for seguro.”

 

 

A MSF realiza diferentes projetos no estado de Darfur Ocidental. Prestamos assistência humanitária e serviços de saúde primários às comunidades locais e às pessoas deslocadas internamente através de clínicas móveis e fixas na cidade de El Geneina e proximidades. Também apoiamos o Hospital Universitário de El Geneina e, recentemente, começamos a apoiar as comunidades de deslocados internos e de acolhimento em Kreneik, através de clínicas móveis, e a prestar apoio aos principais centros de saúde da cidade de Kreneik.

A MSF trabalha no Sudão desde 1978. Nos últimos anos, os nossos projetos estão mais concentradas em Cartum, Gedaref, Nilo Azul, Kassala, Darfur Oriental, Darfur Ocidental, Estados do Darfur Sul e Central, com equipas de emergência executando atividades noutras áreas, de acordo com a necessidade.

 

Partilhar