Cuidado Paliativo e o arco-íris

Cuidado Paliativo e o arco-íris

Nossa Unidade de Cuidados Paliativos vai completar três meses no fim de janeiro de 2020. São dez leitos no Hospital Municipal Tide Setúbal, zona leste da cidade de São Paulo. Nosso trabalho é dar assistência integral a pacientes com COVID-19 e com critérios de cuidados paliativos. Para além dos pacientes, nosso cuidado se estende também aos familiares.

Tide Setúbal é um hospital referência para pacientes com a doença em toda região leste da capital paulista. Médicos Sem Fronteiras (MSF) apoiou o hospital em um dos centros de terapia intensiva há alguns meses e abriu na sequência uma Unidade de Cuidados Paliativos, que começou a receber pessoas em situação de saúde de bastante debilidade, com doenças avançadas e necessidade de cuidado especializado. E é isso que o cuidado paliativo oferece. Um cuidado transdisciplinar, com profissionais de várias áreas da saúde. Trabalhamos de maneira integrada com os profissionais locais porque além de atender essa necessidade de cuidados aos pacientes, é muito importante que o atendimento na Unidade continue após o fim do projeto de emergência.

A cada nova admissão de paciente, buscamos conhecer a biografia da pessoa que está internada em na Unidade. Valorizando sempre a pessoa, e não a doença. Damos assistência à família e a aproximamos diariamente do familiar internado, por meio de videochamada e de forma remota.

Trabalhamos em equipe, para tratar cada um na ótica do cuidado paliativo: controlando a dor e demais sintomas e comunicando de forma clara, realista e acolhedora.

Mesmo os pacientes em situação de maior fragilidade trazem com eles a força da vida que pulsa. E é desta vida que o Cuidados Paliativo fala e pratica. Para nós, a “cura” acontece todo dia: pode ser um copo do refrigerante favorito após retirar a sonda, a alegria de assistir pelo tablet os netos tomando banho de mangueira ou cantar junto com a equipe a música preferida.

A irmã de um paciente, que estava internado na nossa Unidade e faleceu conosco, disse que a equipe de Cuidados Paliativos foi como um arco-íris na vida do irmão e de toda a sua família. Fiquei pensando que bonita imagem e com tantos significados: as cores do arco-íris representa a equipe, e como as cores no céu, precisamos estar juntos, para refletir a luz. O cuidado paliativo traz mais vida para a pessoa, assim como o arco-íris, trazendo alegria, luz e cor para o céu cinzento.

O mais incrível foi que, no dia seguinte, após uma forte chuva, da janela do hospital vislumbramos um lindo arco-íris iluminando o céu de São Miguel Paulista.

 

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print